
O presidente da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas) e advogado eleitoralista, Marco Aurélio Choy afirmou que a proibição de coligações para a chapa de vereadores em 2020 pode levar a um número recorde de candidatos a vereadores e prefeitos na disputa.
Para Choy, o número de candidatos a vereadores deve superar, em muito, o número de candidaturas em 2016, que, segundo ele, foi de 1.400 nas urnas disputando as 41 vagas na CMM (Câmara Municipal de Manaus).
O advogado destacou que o quantitativo proporcionalmente foi maior que o o número de candidatos na cidade de São Paulo.
“Isso vai aumentar a quantidade de candidatos. Se não temos mais a possibilidade de candidatos proporcionais, os partidos vão tentar lançar o máximo de candidatos possíveis para atingir o quociente eleitoral. Cada partido vai poder lançar uma média de 62 candidatos. Então, todo mundo vai tentar lançar no limite para poder ter mais votos”, declarou.
A alteração, para o advogado, deve influenciar num aumento do número de candidatos a prefeito.
“Ao mesmo tempo, deve aumentar o número de candidatos majoritários (candidatos a prefeito). É uma tendência que o fato de o partido ter um candidato majoritário ajude no número de votos que aquele partido vai receber. Se a gente tem aí 30 partidos lançando candidatos à vereança, a gente tem a chance de ter 30 candidatos a prefeito também”, declarou.
Marco Aurélio Choy fez as declarações durante o programa Exclusiva da rádio BandNews Difusora, que tratou sobre as regras para as Eleições 2020 e infidelidade partidária, com a participação da advogada Maria Benigno e do advogado Yuri Dantas Barroso.
Veja a entrevista completa neste link.