A presença negra e o racismo no Amazonas

Foto: reprodução live Facebook BandNews Difusora

A pandemia provocada pela Covid-19 pautou debates e mídia nos ultimos dois anos. Mas, infelizmente, o Brasil tem outros problemas. Um dos mais graves, por ser histórico, é o racismo.

O Exclusiva, programa de entrevistas da rádio BandNews Difusora (93.7), retoma o tema em função da data em alusão à morte de Zumbi de Palmares, escolhida como Dia da Consciência Negra: 20 de novembro. O programa conta um pouco do passado de negros e negras do Amazonas e a resistência ao preconceito e à invisibilidade.

Os entrevistados desta edição de número 18 da versão podcast do programa são o historiador, psicanalista, mestre e doutorando em história social, o professor do Ifam Ygor Cavalcante, o historiador Juarez Silva Jr e o presidente do instituto nacional afro origem do Amazonas, Christian Rocha.

“O traço do racismo no Amazonas é negar a presença diferencial de populações de origem africana e negar um traço da nossa sociedade que é a escravidão”, declarou o pesquisador Ygor Cavalcante.

O Atlas da Violência 2021 aponta que a chance de uma pessoa negra ser assassinada é quase três vezes maior em relação a uma pessoa não negra.

Pessoas brancas tem renda 74% maior em relação a pretos e pardos, segundo o estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça”, feita pelo IBGE em 2019.

Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, encomendada pela rede Carrefour, mostram que seis em cada dez brasileiros já presenciou uma pessoa negra ser discriminada em estabelecimentos comerciais.

Esses são apenas alguns recortes de uma realidade cruel do Brasil. A reprodução e enraizamento do racismo se manifesta em condutas individuais, em práticas estruturais e pela falta de leitura histórica de um dos maiores crimes contra seres humanos que o Brasil foi protagonista: a escravidão.

Texto e produção: Rafael Campos, Thais Gama e Rosiene Carvalho / Produção: Maurício Max e João Serrão.

Pós-COP 26: contagem regressiva para o colapso do clima versus compromissos e frustrações do evento
COP 26: a importância e relações do evento com a vida na Amazônia