
Com secretário do Governo Wilson Lima no palanque, o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos) foi confirmado como pré-candidato a prefeito. Na apresentação, focou um perfil com imagem de família, formação acadêmica e militar e nome limpo de escândalos de corrupção. No discurso, Alberto Neto ao agradecer o apoio de Ricardo Francisco na sua pré-candidatura citou que o irmão de Roberto Jefferson, Ricardo Francisco é secretário de Estado de Cidades e Territórios.
Links
Ao ser questionado do significado de ter um secretário do governo Wilson Lima em seu palanque, Alberto Neto afirmou que o PTB não se juntou a ele por estar no governo mas porque uma das diretrizes do partido do delator e condenado do mensalão era apoiar um nome aliado ao presidente Jair Bolsonaro. “Nossa bandeira é de direita e com vontade de trabalhar pela cidade”, disse.
Boi de piranha?
O movimento de Alberto Neto vai na contramão dos demais pré-candidatos que tentaram se distanciar da imagem do governo, mesmo no meio político se comentar que aliados do governo estão associados a outros pré-candidatos.

Emotivo
A convenção de Alberto Neto ocorreu num espaço em que parte das pessoas estavam em carros e outra aglomerada junto aos jornalistas na frente do palanque. Os apresentadores e o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) agitaram o ânimo dos presentes em discursos calorosos exaltando o nome do capitão e sua ligação com a população. Antes de seu discurso, a filha de Alberto Neto fez um depoimento que emocionou o pré-candidato. A fala dele emocionada e o tom voz não seguraram o mesmo nível de empolgação de quem o antecedeu no microfone.
MDB
Sem citar a batalha pela vaga de vice de Amazonino Mendes, o MDB do senador Eduardo Braga emitiu nota anunciando seu apoio ao ex-governador na disputa pela Prefeitura de Manaus. Exaltou a experiência de Amazonino.
Mineirinho
Até a manhã deste último dia de prazo para convenção partidária, dia 16, o nome com mais fôlego para a vaga mais desejada era o do deputado estadual e presidente estadual do Podemos Wilker Barreto, que passou a semana evitando a imprensa.
Tô sabendo…
Uma pessoa do grupo de Amazonino Mendes afirmou ao blog que o pré-candidato percebe com “clareza e sabedoria” que, mesmo entre os aliados se cogita uma possível fragilidade na saúde dele em função da idade. Ainda segundo esta fonte, a disputa pela vaga do vice o incomodaram e ele pôs limites e filtros ao clima.
Cuidados
No grupo de Amazonino Mendes, além das últimas conversas sobre o vice, o foco era definir como seria a convenção do Republicanos para evitar expor o pré-candidato, que é grupo de risco, ao coronavírus. Na última semana, o vírus se alastrou entre políticos e jornalistas envolvidos nos eventos que definem o rumo das Eleições 2020.