Amazônia Real informa que população de Parintins consome água imprópria

Foto: Facebook/Prefeitura de Parintins Via Site BNC

A agência de jornalismo Amazônia Real publicou matéria neste domingo, dia 30, informando que laudos do Ministério da Saúde indicam que a população do município de Parintins consome água imprópria.

“Ao avaliar as análises em 15 dos 29 poços da rede interligada, a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) do Ministério da Saúde (MS) concluiu, em 20 de maio deste ano, que a cidade não possui tratamento mínimo de água, o que demonstra a gravidade da situação, “uma vez que mais de 90% da população consome água sem tratamento”, afirma trecho da matéria. 

A matéria indica que o caso veio à tona novamente em função de dois fatos recentes na cidade, famosa pelo festival dos bumbás Caprichoso e Garantido nos meses de junho.

Um deles foram os relatos de contaminação de estudantes que participavam do Congresso de Comunicação Intercom Norte na cidade, no final do mês de junho registrados na mídia.

O outro caso foi uma ação do MP-AM contrária ao valor do cachê da cantora Anitta para a festa de visitantes do Festival Folclórico de Parintins. O MP-AM reclamou do valor da contratação, acima do preço geralmente cobrado pela artista.

Segundo matéria da Folha de São Paulo, a promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida, que questionou a contratação, declarou:

“O valor poderia ser utilizado, por exemplo, para resolver o problema de contaminação da água em Parintins”, informou o jornal Folha de São Paulo.

No momento em que o valor do cachê da Anitta foi questionado, a Prefeitura de Parintins emitiu nota à imprensa alegando que o custo envolvia a “logística” de que uma atração desta no município. Além, de justificar que festa dos visitantes é tradicional componente do festival.

O blog tentou ouvir o prefeito de Parintins, Bi Garcia, pelo telefone 994XX-XX09, mas as chamadas não foram atendidas.

Ao jornal A Crítica, em matéria publicada no dia 27 de junho, o diretor Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins), Nelson Campos, negou que a contaminação dos alunos estivesse relacionada à água consumida na cidade.  

“Assim que soubemos das queixas entrei em contato diretamente com o Secretário de Saúde e apuramos que não existem indícios de que a água foi a culpada pelo mal estar. Foi detectada sim a presença de alumínio em uma quantidade oito vezes maior que o limite permitido em alguns poços e o IPAAM assumiu o compromisso de nos ajudar com a solução, mas é importante lembrar que ela pode causar apenas problemas neurológicos e a longo prazo”, declarou Campos ao jornal A Crítica.

Leia a nota que a prefeitura emitiu sobre o show da Anitta:

“A respeito da instauração do procedimento preparatório nº 004/2019, por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), para apurar a regularidade da contratação da cantora Anitta para a Festa dos Visitantes 2019, programada para o dia 27 de junho, a Prefeitura Municipal de Parintins se coloca à disposição, apoiando esta iniciativa. É a oportunidade que teremos para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito dessa questão, que não envolve só o cachê, mas também toda a logística para a realização desse show.

Reafirmamos que este evento, há mais de 20 anos, faz parte da programação de boas vindas ao Festival Folclórico de Parintins, maior manifestação cultural do Norte brasileiro, onde vários cantores de expressão nacional e internacional já se apresentaram.

A participação desses artistas, ao longo dos anos, sempre teve o apoio do Governo do Estado do Amazonas através de convênios firmados com o Município”.

Foto: Facebook/Prefeitura de Parintins Via Site BNC

Leia a matéria da agência de notícias Amazônia Real na íntegra: