
O Podemos anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 20, a filiação do pré-candidato a prefeito de Manaus e ex-governador Amazonino Mendes. O prazo final para filiação de quem quer disputar as Eleições 2020 termina no dia 4 de abril e Amazonino estava sem partido.
O ato de filiação ocorreu com a presença de poucas pessoas, entre as quais o presidente estadual do Podemos e deputado estadual Wilker Barreto. A medida, segundo o deputado, atende às recomendações de cuidado necessário a este momento de pandemia pelo coronavírus.
De acordo com nota publicada nas redes sociais do Podemos no Amazonas, a deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, afirmou que “Amazonino sempre foi uma voz coerente e preocupada com as pessoas, sua região e com o bem público”.
“Um homem experiente, conectado com o futuro e comprometido com as pessoas do Amazonas. Por isto, é com alegria que abraçamos Amazonino que, com sua sabedoria e determinação, irá qualificar as discussões e contribuições que iremos dar na proposição de medidas que efetivamente venham melhorar a vida dos brasileiros”, declara a presidente nacional do Podemos na nota.
O ex-governador aparece, há cerca de um ano, como líder das pesquisas eleitorais para a sucessão do prefeito Arthur Neto (PSDB). O pré-candidato também aparece como um dos com maior rejeição.
Amazonino Mendes já foi quatro vezes governador do Amazonas, três vezes prefeito de Manaus e senador pelo Amazonas. A última eleição que Amazonino disputou foi em 2018, quando tentou a reeleição ao governo e foi derrotado no segundo turno da disputa pela onda do novo que levou ao cargo o apresentador de TV, Wilson Lima (PSC).

Amazonino Mendes: futuro é bem maior que “apenas a próxima eleição”.
Em nota publicada em suas redes sociais, Amazonino Mendes afirmou que “aos 80 anos de idade”, ama a vida e não tem medo de mudanças.
“Serenidade. Equilíbrio. Apreço à razão! Sou profundamente grato a esses três fundamentos que nos são possíveis graças ao tempo vivido. Serenidade. Equilíbrio. Razão!”, declarou o pré-candidato a prefeito.
“Amazonino disse que se move sem medo e por isso resolveu aceitar o convite do Podemo. O Podemos é um partido renovado nas ideias, sem medo de abrir espaço para diálogo produtivo com a sociedade. O Podemos é aberto a sugestões para a saída de velhos problemas da nossa gente. O Podemos rompeu com as amarras políticas que hoje não dizem nada a mais ninguém”, declara.
Filiado às vésperas do prazo final para quem quer criar meios legais de participar da eleição deste ano, Amazonino afirma ainda que o Podemos “pode fazer grande diferença na vida de todos nós, manauaras, amazônicos, amazônidas!”.
“Minha inspiração, e minha convicção, para mais esta mudança, vem dessa moçada do Podemos, dessa moçada do Amazonas, do Brasil! Enfim, dos jovens que não admitem ficar parados no tempo”, disse.
O pré-candidato afirmou também que o futuro é bem maior que “apenas a próxima eleição”.
“Como os jovens, não tenho medo do presente e nem do futuro – futuro, aliás, bem maior, muito maior que apenas a próxima eleição. Com a vontade de viver daqueles que estão começando agora, eu recomeço no Podemos!”, declarou.