
A desembargadora Joana Meirelles decidiu liberar o enteado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), Alejandro Valeiko, da prisão temporária decretada contra ele.na quinta-feira, dia 3. A decisão saiu no plantão deste sábado, dia 5, num habeas corpus criminal apresentado pela defesa de Alejandro ao TJ-AM.
A decisão da desembargadora determina que Alejandro deve se apresentar voluntariamente à autoridade policial em 24 horas a contar da notificação da decisão, como parte das investigações sobre o assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues.
A defesa pediu a suspensão da prisão temporária deferida pela juíza do 2° Tribunal do Júri, Ana Paula Braga, a pedido da Polícia Civil.
Entre os documentos apresentados pela defesa em favor de Alejandro há avaliações de médicos apontando para os riscos a ele e a terceiros caso haja uma prisão.
Na decisão, a desembargadora alega “questões humanitárias” para decretar prisão domiciliar de Alejandro.
A magistrada determina ainda que o juízo de primeiro grau conduza uma avaliação psiquiátrica do enteado do prefeito para saber se ele tem condições de colaborar com a investigação.
Os advogados de Alejandro são Marco Aurélio Choy e Yuri Dantas Barroso.