
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), chamou o Governo do Estado de “perverso deboche”, disse que o Amazonas está sem “quilha” (peça principal de uma embarcação) e há um estado de “anomia” ( sem controle).
As palavras foram postadas na noite desta segunda-feira, dia 27, nas redes sociais de Arthur Virgílio Neto. O tucano criticou a ausência do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB) após a chacina com 15 detentos assassinados no Compaj durante visita no domingo, dia 26.
As mortes continuaram na segunda, dia 27, em quatro das cinco unidades prisionais do Estado em Manaus com mais 40 homicídios, segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária).
“Estado de anomia mesmo. Não há ordem; há anarquia. Não temos quilha: governador e vice-governador estão fora dos seus respectivos postos (…)”, escreveu Arthur.
No final do texto, o prefeito ressaltou: “A ausência não comanda ninguém. Ela apenas ressalta que o nosso povo merece destino melhor que o perverso deboche atual”.
Arthur afirma que os que deveriam comandar o Estado estão com “olhares atônitos e inexperientes”. Arthur faz essa abordagem ao comparar os presídios a “escritórios” do crime.
“É um novo e deformado tipo de ser humano, que prefere a prisão à liberdade. Que fazem dos presídios uma espécie de “escritório”. Parecem “executivos” dando ordens aos comandados do submundo que subjuga o povo de Manaus, sob os olhares inexperientes e atônitos dos que deveriam comandar e organizar o Amazonas”.
O prefeito relaciona ainda outros problemas enfrentados pela gestão do governador Wilson Lima neste início de mandato.
“Estado de anomia sim: finanças em descontrole, ausência de planos e metas, caos na saúde, greve de mais de 30 dias na educação, presídios dirigidos por bandidos, ruas que ameaçam vidas e sonhos”.
O prefeito defende intervenção federal em todos os presídios como solução para o problema.
Outro lado
A Secom (Secretaria de Comunicação do Estado) informou que o governador do Estado, Wilson Lima, dará uma entrevista coletiva às 15h desta terça-feira, dia 28, quando e pronunciará sobre todas as providências que o governo tomou diante da crise no sistema prisional.
Nesta segunda-feira, o governador Wilson participou de um evento da Revista Exame em São Paulo.
O vice-governador, Carlos Almeida Filho, participou de uma reunião na FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro. Carlos Almeida informou que a reunião era para tratar sobre os cortes e medidas que o Estado tem feito para recuperar a saúde financeira.
Leia a postagem de Arthur Neto completa:
“O Amazonas começa a viver em estado de anomia. Nova crise no Compaj, guerra aberta entre bandidos de duas facções criminosas rivais. 57 mortos. Governo federal se mobilizando para socorrer nosso estado, a partir de decisão do ministro Sergio Moro de reforçar o policiamento nos presídios instalados em Manaus.
Estado de anomia mesmo. Não há ordem; há anarquia. Não temos quilha: governador e vice-governador estão fora dos seus respectivos postos.
O justo seria a intervenção federal sobre os presídios todos, a começar pelo Compaj. É nos presídios que as facções reinam absolutas. A situação é tão esdrúxula, que os chefões se sentem mais seguros presos do que nas ruas. É um novo e deformado tipo de ser humano, que prefere a prisão à liberdade. Que fazem dos presídios uma espécie de “escritório”. Parecem “executivos” dando ordens aos comandados do submundo que subjuga o povo de Manaus, sob os olhares inexperientes e atônitos dos que deveriam comandar e organizar o Amazonas.
A renovação do contrato com a empresa Umanizzare, que deveria ter sido expulsa do serviço público, ao invés de receber R$ 200 milhões anualmente, foi uma rendição tácita diante do crime.
O presidente da ALE-AM, deputado Josué Neto, governador em exercício, está procurando cumprir o seu dever. Não devemos deixa-lo só. As pessoas de bem devem unir-se para impedir que o tráfico vire um estado dentro do estado. É preciso fibra. Tem de ter resistência. É essencial que a normalidade retorne aos lares amazonenses.
Estado de anomia sim: finanças em descontrole, ausência de planos e metas, caos na saúde, greve de mais de 30 dias na educação, presídios dirigidos por bandidos, ruas que ameaçam vidas e sonhos.
As polícias Civil e Militar possuem bons quadros, profissionais de valor, órfãos de um comando efetivo. A ausência não comanda ninguém. Ela apenas ressalta que o nosso povo merece destino melhor que o perverso deboche atual.
Boa noite a todos ”
Foto: Divulgação Arthur Neto
O prefeiro de Manaus destila críticas ferozes sobre o governo do Estado mas esquece dos 1300 servidores da Área Não Específica da PMM que estão sem reajuste da Data-base e sem Plano de Carreira. Isso traz enormes prejuízos ao erário, porque os servidores com idade de aposentadoria não tem coragem de pedir a aposentadoria, visto que vão perder metade dos seus rendimentos, com isso a fila na Manausmed aumenta gerando gastos elevados com a saúde desses servidores, consequentemente não abrem novas vagas para concursos, deixando a prefeitura lenta e morosa. A Manaus Previdência deixa de receber contribuições desses servidores, assim o atendimento ao público perde qualidade, por fim, refletindo negativamente no prefeito.
O secretário de finanças por sua vez só consegue fazer uma análise fria dos números sem observar a estrutura financeira da PMM como um todo, de forma sistêmica. Assim os benefícios, sempre, são destinados aos servidores da SEMEF que querem passar a impressão de serem os responsáveis pelo fincionamento da máquina Municipal. Ignorando a participação dos assistentes sociais, advogados, administradores, psicólogos, contadores, engenheiros arquitetos e todos os administrativos que integram a Área Não Especifica e fazem a máquina Municipal funcionar mesmo com a danças das cadeiras de secretários e subsecretarios, claramente para arranjos politiqueiros. Estamos aguardando desde a reeleição do prefeito por uma reunião com o chefe do executivo para solucionar o nosso caso.
Prefeito esqueça o Estado e cuide dos seus!!!
Lucio Rocha
Presidente da Associação dos Servidores Efetivos do Municipio de Manaus – ASEMM.
23 anos sem plano de cargos. A área não específica também merece valorização. A prefeitura não é só Semef
Vdd, Lúcio. O prefeito tem solução para todos os assuntos: nacionais e internacionais…mas não consegue resolver nada da esfera municipal…
Lucio falou tudo… Servidores da área não específica querem respostas sobre as reivindicações feitas, encaminhadas ao prefeito.
E isso aí Lúcio !!! Estamos esquecidos desde 2008. Somos considerados servidores de 2 classe!!! O secretário de finanças, servidor concursado de nível médio, só pensa no seu contracheque milionário e de suas dezenas de apadrinhados. Prefeito olhe para sua Gestão antes de criticar. Va
Há 1400 servidores da área não específica que desde 1996 estão sem plano de cargos e a administração municipal fecha os olhos. Enquanto que servidores da Semef ganham prêmio (14 salário) por terem atingido 0,01% da meta estipylada para 2018. O custo desse prêmio foi de 6 milhões em 2019 e foi pago sem a devida publicação do valor, com a justificativa pífia de que consta na lei. Pelo princípio da publicidade deveria ter publicado o custo do prêmio.Lei imoral!!!!!
Há 1400 servidores da área não específica que desde 1996 estão sem plano de cargos e a administração municipal fecha os olhos. Enquanto que servidores da Semef ganham prêmio (14 salário) por terem atingido 0,01% da meta estipylada para 2018. O custo desse prêmio foi de 6 milhões em 2019 e foi pago sem a devida publicação do valor, com a justificativa pífia de que consta na lei. Pelo princípio da publicidade deveria ter publicado o custo do prêmio.Lei imoral!!!!! Ministério Público do Amazonas precisamos de você! Tribunal de Contas do Estado precisamos de você!
O projeto de lei esta pronto há anos, mas nunca é prioridade para a gestão.
Perversidade é o que o prefeito faz com os servidores municipais da área não específica.
Concordo com vc Lucio Rocha, desde 2005 que meu vencimento é 415,00 reais, passando para 446,42 em 2018, ao longo desse período fui perdendo o meu poder aquisitivo ano a ano e, hoje não consigo mais pagar as despesas que pagava antes, meu esposo é funcionário efetivo do Estado e tem plano de Carreira, a cada ano tem reajuste pelo IPC e a cada 2 anos anos muda de letra no plano de carreira. Pq nós da Área não especifica temos que sofrer Sr Prefeito? Olhe por nós, para nós, estamos envelhecendo sem dignidade salarial.
Deboche e o PCcv da área não especifica estar pronto desde 2009 e o digníssimo prefeito não aprová-lo. Deboche e o servidor municipal não ter condições de se aposentar. Deboche e a falta de estrutura nas instalações da prefeitura. Deboche e a um arquiteto, engenheiro, advogado e outros, concursados, receberem menos que um motorista da secretaria de financas. Antes de criticar olha para sua propria gestao.
Prefeito cadê o plano de cargos carreiras e salários da área não específica da Prefeitura. Os servidores estão morrendo e não se aposentam porque não tem plano de cargos carreiras e salários. Vamos dar dignidade a classe.
Queremos nosso plano de cargos carreiras e salários da área não especifica não quero morrer trabalhando. Sr prefeito Piedade por favor da classe.
Descontrole e o Pccv da área não especifica está engavetado desde 2009. Descontrole e o estatuto do servidor municipal ser de 1971, ou seja, da época da ditadura/ AI5. Descontrole e a semef ganhar um bônus de 6 milhões para fazer seu trabalho. Descontrole e não alegar falta de recursos para a aprovação do plano dos servidores, mas disponibilizar 90 milhões para propaganda. Acho que o Douto PMM não tem condições de criticar ninguém.
Prefeito pare de se preocupar com os presidiários e preocupe-se mais com os seus funcionários estatutários.
Antonio Esperança Sr. Prefeito se preocupe com a sua administração, nós servidores das áreas específicas estamos até hoje, desde o seu primeiro mandato, o sr. Nos prometeu se nós e nossos parentes e amigos, votar-se no seu filho para deputado federal, o senhor aprovaria o nosso plano de cargos e salários. Você é muito baforento. Cuide da seu governo esqueça o outro. Seu cupim da política do nosso estado.
Sr. Prefeito veja a gestão (PMM) e a aprovação do Plano de Cargos da Área Não-Especifica, nós também temos família para sustentar e trabalhamos igual aos outros servidores da SEMEF! Fizemos o mesmo concurso e somos discriminados por quê?
Qual o interesse do Sr prefeito criticar o governador? Prefeito, olhe para sua gestão, faço parte de servidores da área não específica, somos constantemente humilhados, os servidores da Semef é uma classe elitizada, todas as benesses são destinados primeiramente a eles. Nosso PCCV está parado supostamente parado por não “existir” dinheiro para a aprovação dos mesmo, mas nos deparamos constantemente com criações de cargos para beneficiar os amigos, sem contar com milhões gastos com publicidades. Exigimos respeito, somos pais de família, ninguém é porco para viver somente e comer.
Se posiciona sobre tudo, sempre em busca de dividendos políticos, aproveitando as oportunidades de forma lúcida e inteligente. Pois bem Sr Prefeito está na hora de agir assim com os servidores da área não específica. Afinal todos merecem as atenções já dedicadas às outra áreas. Onde está a sensatez.
Cadê nosso plano 415 de base por 10 anos. Defasagem e descaso com os concursados.
Bem falado Lúcio!!
Prefeito deixe o Estado com quem lhe compete. Cuide dos seus!!!
A Área Não específica implora, se humilha…a anos p que o seu PCCV seja aprovado.
É revoltante de ver a forma como somos esquecidos, destratados.
Também somos servidores. Também servimos a este Município.
Não é por falta de orçamento, considerando todos os outros gastos q são publicados com propaganda , prêmios a servidores já recebem super bem e tem seus planos de cargos, dentre outros…
Não seja um tolo tentando tirar o cisco do olho do irmão tendo uma trave no seu.
Qual o interesse do Sr. prefeito em criticar o governador? Prefeito, olhe para sua gestão, faço parte de servidores da área não específica, somos constantemente humilhados, os servidores da Semef são elitizados, todas as benesses são primeiramente destinados a eles. Nosso PCCV, está parado supostamente, por não “existir” orçamento para aprovação do mesmo. No entanto, nos depara com publicações no DOM com criações de cargos para agregar os amigos e milhões gastos com publicidades. Exigimos respeito, somos pais de família, não somos porcos para viver somente para comer.
E pq reparas tu no argueiro que ESTÁ no olho do teu irmão e não vês uma trava que ESTÁ no teu olho. (Mateus 7: 3-5).
Prefeito trate de cuidar da sua administração, com seus funcionários, que está deixando muito a desejar. Funcionários não se resume só a Semef.
Ministério Público investigue os 6 milhões pagos em forma de prêmio para os servidores da Semef em 2019. Estão recebendo prêmio para fazer as atribuições do cargo para o qual fizeram concurso? A remuneração do servidor público não é para trabalharem e baterem meta?
Ola boa noite, perverso senhor prefeito são funcionários (Estatutários da Área Não Especifica) morrerem sem poder se aposentar, perverso é servidor ser HOMENAGEADO pela Prefeitura e no momento de um reajuste ser negado, e quando depois de morto ficar recebendo homenagem (isso chama-se hipocrisia), perverso é um plano de cargos e salarios, engavetado enquando a SEMEF ganha 14. salario (menosprezando) os outros servidores, como se o trabalho dos mesmos não tivessem o mesmo valor. Perverso é olha o DOM do dia 07.05 e ver várias DAS sendo distribuidas enquando o servidor ESTATURÁRIO é menosprezado em razão de apadrinhados politicos que de nada sabem sobre administração pública, só enfeitado o PAVÃO, perverso é o gestor não olhar pra sua própria gestão e achar que a gestão do vizinho é pior…olhe para seu quintal senhor prefeito e arrume a sua casa, 2020 tá chegando…
Sr. Prefeito, cuide da sua administração! Lembre dos servidores que fazem a Prefeitura funcionar, se não tivesse servidores de outras áreas como seria possível concluir os trabalhos que são específicos, como por exemplo: infraestrutura; meio ambiente, administrativos, guarda municipal. Será que a SEMEF tem a capacidade de realizar esses serviços? Parece que na sua administração somente eles SÃO SERVIDORES DA PMM, o outros estão esquecidos, servidores que estão trabalhando até morrer, porquê não conseguem se aposentar com um salário digno, que muitas das vezes não chega ao um salário mínimo. ISSO SIM, É DEBOCHAR DAS PESSOAS, ISSO SIM É SER PERVERSO!
É um novo e deformado tipo de ser humano (Artur Virgílio Neto)
Prefeito, sua fala me faz compreender o seu descaso com os servidores municipais da área não específica. Sua colocação está carregada de menosprezo por aqueles que se encontram em condições sociais vulneráveis. Talvez seja por isso que sou mal remunerada. Porque meu trabalho contempla seres humanos deformados. Talvez seja por isso que meu salário base seja uma vergonha de R$ 446,00 (valor inferior a um salário mínimo). Talvez seja por isso que eu e meus colegas não mereçamos um plano de cargos e carreiras. Pra quê esse plano? Pra que serve isso? Atender bem? Quem? O que faz esse pessoal da área não específica? Por que me aborrecem tanto com essa história de plano, data base e falta de estrutura?
Prefeito, hoje “o bagulho é doido” no governo, amanhã pode ser na prefeitura. O caos do sistema prisional não é de hoje; assim como a situação da área não específica. Uma hora a roda quebra. Apontar a filha grávida do vizinho é fácil, agora quando essa filha É NOSSA, o bicho pega!
Só vão reconhecer os trabalhadores das áreas não específicas no dia que a classe se organizar e cruzar os braços. Não adianta mais tentar pedir nada ao executivo municipal.
Vocês acham que esses anos todos não foi o suficiente?
A hora é agora!
Vamos parar. Esquecer as comissões e parar de omissão. Ninguém leva cargo comissionado para aposentadoria.
A hora tá chegando pra muitos.