Arnóbio, presente!

Foto: Arnóbio Alves Bezerra (Arquivo pessoal do professor Antônio José do Valle e Adua)

*José Alcimar

Quanta tristeza. Soube na triste manhã de 09 de março de 2021, pelo Professor Aldair, que o nosso amigo Arnóbio Alves Bezerra acabou de perder a batalha para a Covid-19.

Professor do Departamento de Ciências Sociais – IFCHS – UFAM e ex-diretor de nossa ADUA, tinha um carinho especial por meu amigo Arnóbio, um ser humano desafetado, livre, inteligente, simples, refinadamente irônico e alegre.

Era impossível me encontrar com ele sem parar e botar em dia a miséria do mundo entre conceitos e palavrões. Uma amizade antiga, que incluía, lá pelos anos 1980, as figuras não menos desafetadas, inteligentes, alegres, livres e irônicas do Filósofo Itinerante Marcos José e do Filósofo do Pensamento Implacável Luiz Carvalho.

Cada encontro era um jogo filosofante, uma celebração alegre, acompanhada de cerveja e jaraqui frito. Fico aqui, inutilmente me recusando acreditar como em tão pouco tempo seja possível viver essa tragédia humana num país dominado por vírus e vermes.

Arnóbio Alves Bezerra, Presente!

* José Alcimar de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, teólogo sem cátedra e filho do cruzamento dos rios Solimões e Jaguaribe. Em Manaus, AM, em 08 de março do ano (ainda coronavirano) de 2021.