“As instâncias do partido têm que ser respeitadas”, diz Santana em resposta a Zé Ricardo

O presidente do diretório do PT em Manaus, Valdemir Santana, declarou que as instâncias do partido precisam ser respeitadas e que ele não tem conhecimento de que a Executiva Nacional tenha promovido intervenção para as Eleições de 2020.

“As instancias do partido precisam ser respeitadas. Se tiver dois candidatos inscritos vai ter prévia, não tem jeito. É assim que a instancia do partido tem que funcionar. É assim que prevê o regimento”, declarou Santana.

As declarações de Valdemir Santana tem relação com o que disse o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo, em coletiva a jornalistas na semana passada.

O deputado federal demonstrou e deu declarações de confiança no apoio da Executiva Nacional em relação à sua candidatura.

De fato, na mídia nacional, Manaus é apontada como uma das cidades em que o PT vai priorizar candidaturas próprias por acreditar na chance de vitória.

E as chances de vitória do PT, na capital do Amazonas, se concentram na intenção de votos que colocam José Ricardo entre os três primeiro colocados em pesquisas publicadas ao longo de 2019.

“Todo pré-candidato tem direito a fazer sua articulações. É da democracia. Mas não tenho conhecimento de nenhuma intervenção no diretório Manaus para a Nacional vir aqui e mandar. Ele usa um mecanismo que acha que pode. Mas isso é ruim “, declarou Santana.

De acordo com o presidente municipal do PT, uma reunião realizada nesta segunda-feira, dia 4, definiu que estão abertas as inscrições para os filiados do partido que estejam dispostos a concorrer para os cargos de vereador e vereadora, bem como para o cargo de prefeita e prefeito em Manaus.

Santana disse que uma segunda reunião, prevista para hoje, dia 5, deve determina até que dia de março serão feitas estas inscrições.

“José Ricardo é um bom nome. Mas há outros”, declarou.

Em entrevista à Rádio BandNews Difusora, na segunda-feira, dia 3, Jéssica Italoema, que foi indicada pela tendência de Sinésio Campos para a Executiva Nacional do PT, declarou que, na opinião dela, os pré-candidatos devem ser respeitados e também devem respeito ao partido.

Jéssica Italoema defendeu prévias e afirmou que os pré-candidatos têm que construir programa de governo com a base do PT. Ela e Sinésio fazem parte da tendência Movimento PT.

O membro da Direção Nacional do PT e da tendência Resistência Socialista, Eric Moura, declarou que José Ricardo tenta dialogar com as diversas tendências do PT no sentido de não protelar o início da construção de sua candidatura. Eric é da tendência de José Ricardo em Manaus.

“Ele é no PT o melhor colocado nas pesquisas, reúne o sentimento da militância da base, a presidente Gleise (Hoffman, presidente nacional do PT) e o presidente Lula já manifestaram apoio e reforçaram a importância de Manaus ter um candidato. Vamos continuar lutando e dialogando para adiantar os procedimentos, respeitando os processos internos, mas tentando viabilizar a candidatura”, declarou.