
O governador do Amazonas Wilson Lima saiu em defesa do secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, afirmou que, até agora, as acusações feitas contra o coronel não tem comprovação e por isso ele continua na pasta.
“Com relação às acusações, quem faz a investigação são os órgãos de controle, é a Polícia Federal. Enfim. Até agora, não tem nada comprovado. Inclusive, é arquivado. Não tem nada que desabone a conduta do meu secretário e ele continua secretário de Segurança Pública”, declarou Wilson Lima.
A declaração do governador foi feita em entrevista á rádio BandNews Difusora, nesta segunda-feira, dia 26.
A Segurança Pública, nos últimos meses, ganhou destaque na cobertura da mídia nacional e internacional. Primeiro, foi acusada por reportagem investigativa do jornal Folha de São Paulo de registrar a terceira chacina realizada por policiais na gestão de Bonates.
Além disso, às notícias negativas do setor se somam: os três dias de ataque de facções criminosas a Manaus e outras nove cidades do interior no início de junho e a prisão do secretário de estado de Inteligência, Samir Freire, acusado de usar a estrutura de pessoal e o equipamento Guardião da SSP-AM para monitorar garimpo ilegal e roubar ouro.
O vice-governador o Amazonas, Carlos Almeida Filho (PSD), na última quarta-feira, dia 21, durante o exercício do cargo em viagem do governador Wilson Lima, exonerou o secretário Bonates alegando “suposto envolvimento” do secretário em “delitos” e disse que “em nome na moralidade” era preciso afastar o secretário para cooperar com as investigações.
Para Wilson Lima, Carlos Almeida usou de uma estratégia de marketing para atacar o secretário e o governo para aparecer. O governador afirma que os atos de Carlos são ilegais porque ele não foi convocado oficialmente para assumir o exercício do cargo. Para o governador, vice dele criou uma polêmica sobre algo que não existe.
“Esse é o objetivo do vice-governador. Atacar o governo, atacar o secretário de segurança. Só isso. Não há um documento válido assinado, apenas uma ação dele querendo chamar atenção. (…) Ele criou uma polêmica de algo que não existe, construiu uma narrativa e parte da imprensa comprou essa ideia.”, declarou Wilson Lima.
Vice-governador alega “suposto envolvimento” de secretário em “delitos” e exonera Bonates da SSP
Folha de SP relaciona currículo de truculência e suspeita de crimes do secretário de segurança do AM
Governo Wilson adota política de extermínio de pessoas pobres, afirma ABA em nota
Site de jornalismo investigativo peruano denuncia “selvagem tortura e assassinato de jovem do Peru pela polícia do Brasil”
Organização internacional pede informações sobre chacina em Tabatinga ao Governo do AM
“A Secretaria de Segurança não tem corrupção”, diz secretário Bonates