
Um dia após usar as redes sociais para dizer ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que “bote ordem” em seus subordinados, o senador e líder do MDB no Senado, Eduardo Braga assinou artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em que adota palavras com linha dura contra o Governo Federal.
O artigo foi disponibilizado nesta sexta-feira, dia 31, no site do jornal.
As críticas e tom áspero de Braga são relacionadas a medidas e ações dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Economia, Paulo Guedes, sobre a ZFM (Zona Franca de Manaus).
“Política de desmonte do PIM“
No artigo da Folha, Eduardo Braga adota termos como “tiroteio insano”, “política de desmonte do Polo Industrial de Manaus” e “ignorância e arrogância” para falar sobre os membros do Governo Bolsonaro e seus posicionamentos sobre a ZFM.
“Sem compromisso”
O senador afirma, ainda, que o presidente Bolsonaro “ignorou compromissos assumidos com o Amazonas” para atender ao empresários paulistas.
“Junte-se aí o desgaste político e a quebra de confiança dos amazonenses com os principais mandatários do país. Foi assim com o ex-presidente Temer, que rompeu o acordo com os fabricantes de bebidas não alcoólicas para atender às ameaças dos caminhoneiros. Foi assim com o presidente Jair Bolsonaro, que ignorou os compromissos assumidos com o Amazonas para atender ao empresariado paulista”, destaca trecho do artigo.
Destoa 1
Embora tenham mantido declarações de defesa do modelo ZFM, o líder da bancada do Amazonas e senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Marcelo Ramos deram tons diferente às declarações relativas ao presidente Bolsonaro em entrevista ao site BNC, no dia 16 de janeiro, e à Rádio BandNews, no dia 27, respectivamente.
Omar destacou que os ataques à ZFM não começaram no Governo Bolsonaro e sim no Governo do PSDB. Ao ser questionado pelo jornalista Neuton Corrêa, se o presidente prejudicava a ZFM, Omar respondeu:
“Não…. O Bolsonaro deve ser um dos caras mais espontâneos e sem papas na língua que conheço como político. Ele fala o que ele pensa. Bolsonaro não procura te agradar. Não mede palavras com ninguém. Não posso ser irresponsável, chegar e dizer: o Bolsonaro está prejudicando a ZFM. Não. O Bolsonaro, ele é verdadeiro”, disse.
“Paulo Guedes ajudou”
Omar afirmou que o presidente confia muito na equipe econômica e que “nós temos que trabalhar politicamente a equipe econômica”. O senador, na entrevista, destacou que recebeu “ajuda” do ministro da Economia, Paulo Guedes e do secretário de Produtividade e Emprego, Carlos Costa, em questões relativas aos interesses da ZFM.
As declarações de Omar Aziz podem ser conferidas neste link, a partir do minuto 37.
Destoa 2
Marcelo Ramos destacou que é preciso fazer “justiça” ao presidente Bolsonaro, ao falar sobre os riscos do polo de concentrados chegar ao fim.
“Primeiro, temos que fazer justiça ao presidente Bolsonaro. Todo mundo sabe que vez ou outra faço críticas a ele. Mas sei reconhecer as atitudes dele. O crédito de IPI já era para ter baixado a 8% no meio do ano passado e ele teve coragem de publicar decreto mantendo em 10%. Nós estamos nos esforçando para convencê-lo a publicar decreto estabelecendo 8% sem escadinha”, declarou.
Links
Leia neste link o artigo do senador Eduardo Braga na Folha de São Paulo.
Assista a entrevista de Omar Aziz ao BNC neste link.
Assista a entrevista de Marcelo Ramos à BandNews neste link.
Foto: Eduardo Braga – Divulgação