
O vice-governador e chefe da Casa Civil do Estado Carlos Almeida Filho (PRTB) vai ampliar e oficializar o poder e influência sobre os secretários de Estado e a administração estadual.
Na reunião de secretários desta terça-feira, dia 25, o governo anunciou a criação da UGI (Unidade de Gestão Integrada) que, subordinada ao governador do Estado, será operacionalizada na Casa Civil.
Rédeas
Carlos Almeida comandará um instrumento de definição de rumos e cobrança de execução de medidas nas secretarias. Além disso, é ele que está à frente no governo do projeto de reforma administrativa.
Segundo secretários que participaram da reunião de ontem, foi o vice-governador Carlos Almeida que ocupou maior tempo de fala.
Planejamento e controle
Segundo informações fornecidas pela Secom (Secretaria de Estado de Comunicação), a UGI será “responsável pelo planejamento e acompanhamento do novo modelo de gestão governamental”.
As operações da UGI terão como objetivo” fazer com que as políticas públicas definidas pelo governo sejam efetivamente executadas”.
Ainda segundo o governo, “para isso, serão estabelecidos vínculos de supervisão, correlação ou complementariedade entre os órgãos”.
Reviravolta
Os holofotes de maior influência e interlocução do estado, no início do governo, recaiam sobre o empresário Marcelo Alex, que afastado no final do março do cargo após ser nomeado secretário extraordinário. Ele era o homem forte e o canal de relação e comunicação com políticos, outros poderes e secretários.
Marcelo coordenou a campanha de Wilson Lima. Ambos foram funcionários das empresas do Grupo Calderaro.
Diferenças
Na ocasião da saída, circulou informação que uma reunião tensa, discussões e discordância sobre procedimentos da administração pública, de práticas e ideias de Marcelo Alex e Carlos Almeida precederam a dança das cadeiras.
Este momento, além de sacar o empresário do governo, levou o vice-governador para a Casa Civil.
Destaque
No atual posto, o vice-governador tem ficado à frente de negociações com categorias de servidores, da articulação com deputados da ALE-AM e interlocução com outros poderes. Tem exercido a governança com frequência em função das constantes viagens do governador Wilson Lima.
Embora já receba aceno de prestígio nas falas de parlamentares e funcionários do primeiro escalão, Carlos Almeida ainda enfrenta resistências na relação com parte de secretários, que, na reunião desta terça-feria, receberam um sinal mais claro do espaço que ele ocupa no governo neste momento.
Foto: Divulgação Carlos Almeida/Facebook