Caso Sotero: julgamento é adiado para os dias 27, 28 e 29 de novembro

*Matéria atualizada às 12h42

O julgamento do delegado Gustavo Sotero no Tribunal do Júri, marcado para iniciar nesta terça-feira, dia 28, foi adiado. Sotero será julgado pelo homicídio triplamente qualificado do advogado Wilson Justo na boate Porão do Alemão, em novembro de 2017.

A defesa alegou nulidade em função de problemas na escolha dos jurados do caso nesta segunda-feira, dia 28.

A acusação – formada pelo MP-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) e OAB-AM, que figura como assistência da acusação – concordou que o problema formal apresentava riscos a todo o processo e o juiz Celso Souza de Paula adiou o julgamento para os dias 27, 28 e 29 de novembro.

A justiça do Amazonas publica no final de todos os anos, no Diário Oficial, a lista com os nomes dos integrantes disponíveis a cada uma das varas aos júris que serão realizados ao longo do ano posterior.

De acordo com o advogado Renan Pacheco Canto, que integra a banca de defesa de Gustavo Sotero, 50 jurados foram sorteados no segundo semestre para a vara em que haverá o julgamento de Sotero.

“A lista tem que ser publicada até o dia 10 de novembro. Foi publicada no dia 22. No dia 4 de julho de 2019, foi realizada a ata do segundo semestre da 1ª Vara do Tribunal do Júri na presença do dr (juiz) Ceso Souza, (promotor) Armando Gurgel, de um defensor público e de um representante da OAB-AM”, explicou o advogado.

Renan Pacheco Canto disse que foi feito um pedido de informação sobre quais jurados estariam disponíveis para o julgamento do delegado. A medida, segundo ele, é normalmente feita para evitar impedimentos e suspeições.

‘Vieram 38 nomes. Primeira indagação: dos 50, por que restaram apenas 38? Por que os outros 12 saíram da lista especificamente para o delegado Sotero? Mas descobrimos que, desses 38 nomes, apenas nove constavam na lista de 2018. Ou seja, 29 dos convocados a serem sorteados para o júri não estavam na lista de 2018. E ainda encontramos, na rede social de um que não estava, uma foto com ‘somos todos Choy'”, declarou o advogado.

Foto: Divulgação