Com 60% de indecisos e sem candidatos das máquinas, Amazonino lidera pesquisa Action

Se a eleição fosse hoje, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos), seria o prefeito eleito de Manaus, segundo pesquisa realizada pela empresa Action Pequisa de Mercado, divulgada nesta segunda-feira, dia 23.

A vantagem que Amazonino demonstra e o teste dos demais pré-candidatos ocorrem a sete meses da eleição e sem a definição dos nomes que receberão o apoio das máquinas que dão estímulo a candidaturas, como a Prefeitura de Manaus, do Governo do Estado e do Governo Bolsonaro.

Todos este fatores darão desdobramentos à disputa quando os jogadores foram colocados no grid de largada.

Aos 80 anos, segundo a pesquisa, Amazonino lidera a intenção de votos com dez pontos de vantagem na pesquisa espontânea e com 15,5 pontos na estimulada. Esta é a distância dele em relação ao segundo colocado, em ambos os casos, o ex-presidente da ALE-AM, David Almeida (Avante).

A pesquisa espontânea é quando os eleitores são questionados sobre o voto sem lista de nomes de opção para o voto. Na estimulada, é apresentado ao eleitor uma série de nomes de pré-candidatos para que ele possa indicar em quem vota.

Na espontânea, o percentual de eleitores que não sabe ou se dizem indecisos é alto: 61,5%.

De acordo com o presidente da Action Pesquisa de Mercado, Afrânio Soares, isso significa que a maior parte da população não está pensando ou linkada com as eleições deste ano, neste momento.

Amazonino venceu em vários cenários

Amazonino Mendes vence em todas as zonas da cidade os demais candidatos, exceto na Zona Oeste, onde David passa à frente dele, segundo a Action.

O ex-governador lidera intenção de votos em todas as faixas etárias de eleitores de Manaus – dos mais jovens aos mais velhos -, em todas as classificações de renda familiar e nível de instrução.

O mais experiente entre os pré-candidatos também bate os demais pré-candidatos, quando o Action testou cenários em segundo turno.

Segundo turno: David é o candidato com melhor desemprenho para enfrentar Amazonino se o 2º turno fosse hoje, segundo dados da Action

O pré-candidato a prefeito que mais se aproxima de Amazonino, no teste do segundo turno, é o ex-deputado David Almeida. A diferença entre os dois é de 14,3 pontos. Se o segundo turno fosse entre os dois, segundo Action, Amazonino receberia 47,4% dos votos válidos e David 33,1%.

O ex-governador também venceria o vice-prefeito Marcos Rotta com 51% dos votos válidos. Rotta marcaria 21,9%. Amazonino bateria o candidato da esquerda, o deputado federal José Ricardo num eventual segundo tuno com 52,6% . José Ricardo: 20,4%

Quando o cenário de segundo turno é entra Amazonino e Josué Neto, o ex-governador tem 54,3% e o presidente da ALE-AM: 17,1.

Num possível confronto entre Amazonino e o ex-prefeito e ex-deputado federal Alfredo Nascimento, o ex-governador leva a melhor com 54,1% a 13,8% .

O Capitão Alberto Neto (Republicanos) também perde para Amazonino, num evento segundo turno entre os dois: 52,7% a 20,3%

Pesquisa espontânea coloca Zé Ricardo, Alberto Neto e Josué empatados em terceiro

De acordo com o pesquisador da Action, Afrânio Soares, as intenções de votos do eleitorado na pesquisa espontânea tem a maior chance de se confirmarem nas urnas. Ainda assim, neste contexto, há um alto número de indecisos a sete meses da eleição: cerca de 60%.

A Action mostra que, na espontânea, o eleitor de Manaus colocou no mesmo patamar nomes como o dos deputados federais José Ricardo e Capitão Alberto Neto e o deputado estadual Josué Neto. Os três são parlamentares que perfis e trajetória de pré-candidaturas diferentes e, no entanto, aparecem tecnicamente empatados na memória espontânea do eleitor.

José Ricardo é um nome que representa a maior votação para a Câmara dos Deputados em 2018, bem como nas eleições majoritárias em 2016 e 2017, em Manaus, quando houve a disputa pela Prefeitura de Manaus e para a governo tampão.

Em 2018, Zé Ricardo recuou do projeto majoritário e usou seu potencial acumulado nas eleições anteriores para se eleger deputado federal.

Alberto Neto é um nome que foi a primeira vez para as urnas em 2018 e se elegeu como o quarto mais votado para a Câmara dos Deputados. Ganhou e usa a popularidade das redes sociais e de sua atuação como capitão da PM-AM que filmava suas ações nas ruas.

Josué Neto é deputado estadual, presidente da ALE-AM e nos últimos meses conviveu com a tentativa de promover o nome e a possibilidade de candidatura em meio a confrontos com o senador Omar Aziz (PSD) e o vice-governador Carlos Almeida Filho, o que resultou em geração de mídia negativa e dúvidas a respeito de ter um partido para se lançar como candidato.

Sobre Amazonino Mendes

Amazonino Mendes já foi quatro vezes governador do Amazonas, três vezes prefeito de Manaus e senador pelo Amazonas. A última eleição que Amazonino disputou foi em 2018, quando tentou a reeleição ao governo e foi derrotado no segundo turno da disputa pela onda do novo que levou ao cargo o apresentador de TV, Wilson Lima (PSC).

Sobre a pesquisa

Segundo a Action, foram realizadas entrevistas com 1.098 eleitores. A margem de erro amostral para um nível de confiança de 95% é de 3% para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TRE-AM sob o Nº AM-03771/2020 no dia 17/03/2020.

A amostra foi obtida entre: 18/03 a 21/03/2020

Pesquisa espontânea:

Pesquisa estimulada:

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *