“Conversamos com todos, menos com Nicolau”, afirma Marcos Rotta

Foto: Marcos Rotta (divulgação)

O vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta (DEM), chamou de “mais uma especulação” a informação de que o partido dele tenha aberto frente de negociação para retirada de sua pré-candidatura em favor do nome do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) à Prefeitura de Manaus. “Especulação isso. Aliás mais uma…. Temos, eu e o Pauderney conversado com praticamente todos os pré candidatos… Mas não conversamos com o Ricardo…Logo…”.

A mensagem foi enviada à coluna por meio de mensagem de WhatsApp.

Hissa

As especulações de que as pré-candidaturas de Rotta e Capitão Alberto Neto surgiram após o presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão, anunciar sua desistência da disputa pela prefeitura de Manaus em favor de Ricardo Nicolau, candidato do PSD do senador Omar Aziz, liderança política mais próxima de Hissa no Amazonas.

Sem partidos

Em comum, Alberto Neto e Marcos Rotta têm o fato de não terem um partido para chamar de seu. Dependem da decisão de quem comanda suas siglas no Amazonas, respectivamente, Silas Câmara e Pauderney Avelino, aliados do senador Omar Aziz. Procurado, o senador Omar Aziz negou participar das articulações da pré-candidatura de Nicolau. A pré-candidatura do PSD é a que melhor conseguiu alinhavar apoios até agora.

Fake

O presidente estadual do DEM e secretário de Estado do Governo Wilson Lima, Pauderney Avelino, chamou de “informação falsa” a possibilidade do partido firmar aliança com o PSD. Marcos Rotta informou que a convenção da sigla deve ser marcada nos próximos dias.

Composições

Nos bastidores, muitas possibilidades de composição surgem a cada movimento dos pré-candidatos e partidos. Rotta já foi cogitado como vice na chapa de Amazonino Mendes (Podemos), a quem se uniu no final do governo dele ao romper com Arthur Neto (PSDB) nas Eleições 2018. Também surgiu a hipótese de chapa com David Almeida (Avante).

“Nada de concreto”

Marcos Rotta diz que todos esse cenários são fictícios. “De concreto mesmo, nada”.

Passado

Na última eleição para a Prefeitura de Manaus, em 2016, Rotta aparecia como um dos nomes favoritos e com maior potencial de derrotar o prefeito Arthur Neto (PSDB), que concorria à reeleição. Na ocasião, o vice-prefeito era presidente municipal do MDB do senador Eduardo Braga. Numa reviravolta política, Braga se uniu ao tucano, adversário histórico dele, e Rotta virou vice de Arthur.

Leia mais na coluna Feed Político nos links a seguir:

Governadores investigados: STJ iniciou a rodada de “batata quente”

“Alberto Neto caminha para disputar o 2º turno”, afirma Silas Câmara