Correção: após disputa política, ex-interino se torna chefe no Incra

*Matéria atualizada às 18h55

O DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira, dia 11, publicou a nomeação do ex-superintendente interino da autarquia João Batista Jornada da Jornada como novo titular, no Amazonas, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

A nomeação, assinada pela ministra de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ocorre um dia após o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinar uma MP (Medida Provisória) instituindo um novo programa de regularização fundiária do governo federal.

Ao contrário do que o blog publicou à tarde, a competência de coordenar, normatizar e supervisionar o processo de regularização de áreas rurais e de expedir instrumentos titulatórios dentro de terras da União na Amazônia Legal é feita pelo Incra por meio de suas superintendências regionais.

No início de novembro, o coronel da Polícia Militar Walter Cruz, que já ocupou função de confiança em vários governos no Amazonas e ultimamente tem sua imagem política mais associada ao ex-governador Amazonino Mendes, fez uma espécie de voo de galinha à superintendência do Incra.

Foi nomeado e desnomeado quase que de imediato. Cruz disse que a desnomeação foi resultado de perseguição política dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Nenhum dos dois quis comentar as acusações, na ocasião.

João Batista Jornada da Jornada é do quadro técnico do Incra, mas entre funcionários da autarquia e no meio político é visto como um nome ligado ao MDB do senador Eduardo Braga.

O novo superintendente entrou em contato com o blog e afirmou que, embora num primeiro momento tenha sido indicado pelo senador Eduardo Braga, o nome dele passou pela avaliação de toda bancada coordenada pelo senador Omar Aziz.

“O senador Eduardo Braga havia indicado meu nome, mas recentemente houve uma reunião da bancada do Amazonas, liderada pelo senador Omar. O meu nome foi levado à apreciação e foi aceito pelos deputados e senadores. Hoje, sou indicação da bancada. Estou a frente do trabalho, independente de qual vertente”, disse e acrecentou:

“Existe essa proximidade com o senador? Sim. Mas passou pela análise de toda bancada. Eu tive uma conversa com ele (Omar Aziz)”, declarou Jornada.

Foto: Fato Amazônico e redes sociais