David passa Amazonino na zona Sul e se aproxima na zona Centro-Oeste

Foto: Amazonino Mendes e David Almeida (site BNC)
Foto: Amazonino Mendes e David Almeida (site BNC)

O pré-candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) é o único, segundo a pesquisa Actiotn, que chega mais perto da preferência que o pré-candidato Amazonino Mendes (Podemos) demonstra ter do eleitorado em vários cenários e recortes nos slides divulgados pela empresa Action Pesquisa de Mercado, nesta segunda-feira, dia 23.

David Aparece em segundo lugar tanto na espontânea (7,5%) quanto na estimulada (15,3%). Na espontânea, Amazonino tem 17,4%. Na estimulada, o ex-governador tem 30,7%.

Amazonino abre vantagem sobre todos os demais pré-candidatos, nas testagem de primeiro e segundo turno, na maioria das zonas da cidade. Quem quebra um pouco a a liderança do ex-governador é o pré-candidato e ex-presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), David Almeida.

Na zona Oeste, que tem cerca de 14,4% do eleitorado e é a quarta maior, David registra 27,9% e Amazonino 25,3%.

Segundo turno

Quando a pesquisa Action testou o segundo turno, todos os demais candidatos ficaram pelo menos 30 pontos distante de Amazonino. David é o nome com menor distância do ex-governador: com 33,1% da intenção de votos e Amazonino com 47,4%.

No confronto em segundo turno com os outros pré-candidatos, o ex-governador passa os 50% de votos e a distância entre ele e os demais varia entre 29,1 pontos (Marcos Rotta) e 40,3 pontos (Alfredo Nascimento).

No detalhamento de votos de segundo turno entre Amazonino e David Almeida, o ex-deputado vence Amazonino na Zona Sul (16,2% do eleitorado de Manaus) e fica muito próximo dele na Zona Oeste (14,4% do eleitorado de Manaus).

Na Zona Sul, David vence Amazonino com 40,5% contra 39,3%. Importante destacar que David Almeida tem uma base forte no Morro da Liberdade, um bairro da Zona Sul que deve ajudar a irradiar a intenção de votos naquela zona.

Veja a comparação da intenção de votos entre Amazonio e David, por zona, numa testagem de segundo turno:

David também é o que mais se aproxima de Amazonino nas faixas etárias que concentram o maior percentual de eleitores. Entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, a segunda faixa etária em número de eleitores, Amazonino e David ficam com, respectivamente, 29,7% e 20,3%.

Já entre os eleitores de 35 a 44 anos, Amazonino aparece com 31,8% e David com 18,5%. Esta é, percentualmente, a faixa etária com maior número de eleitores em Manaus.

Todos os demais candidatos têm percentuais bem mais baixos que Amazonino, nestas faixas etárias.

Sobre a pesquisa

Segundo a Action, foram realizadas entrevistas com 1.098 eleitores. A margem de erro amostral para um nível de confiança de 95% é de 3% para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TRE-AM sob o Nº AM-03771/2020 no dia 17/03/2020.

A amostra foi obtida entre: 18/03 a 21/03/2020 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *