Defesa de denunciado alega suspeição e quer afastar ministro Falcão da Sangria

*Matéria atualizada às 20h27

A defesa de um dos denunciados na Operação Sangria apresentou nesta segunda-feira, dia 24, ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) uma petição alegando suspeição do ministro Francisco Falcão na denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República.

O pedido foi apresentado pela defesa do ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias, um dos denunciados. O processo está na pauta do STJ para analisado no dia 2 de junho. As hipóteses levantadas na mídia nacional e entre advogados dos denunciados é que a corte possa analisar o pedido de afastamento do governador Wilson Lima (PSC), o desmembramento do processo para que os denunciados sem foro passem a responder na justiça federa de primeiro grau ou que a corte analise se aceita ou não a denúncia da PGR.

A denúncia da PGR acusa a cúpula do Governo Wilson Lima, funcionários de segundo escalão e empresários de participarem de uma organização criminosa que se aproveitou do momento de calamidade no estado para desviar recursos públicos do Amazonas. O governador e o vice-governador Calos Almeida Filho estão entre os denunciados.