“Disse ao Lula que sou pré-candidato a prefeito de Manaus”, declara Zé Ricardo

O deputado federal José Ricardo (PT) declarou que falou com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva durante o 7º Congresso Nacional do PT e disse a ele que em Manaus o PT terá candidato a prefeito, em 2020.

“Disse a ele (Lula) que sou pré-candidato a prefeito de Manaus”, declarou José Ricardo.

O pré-candidato do PT à sucessão de Arthur Virgílio Neto (PSDB) na Prefeitura de Manaus afirmou que a conversa foi rápida em função dos debates do congresso e do assédio ao ex-presidente no evento.

“Quero tirar uma foto boa com o Lula. Um momento mais clamo para conversar com Lula. Na primeira oportunidade, farei isso”, disse, José Ricardo ao ser questionado sobre o apagão de imagens do ex-presidente em sua rede social.

José Ricardo afirmou que há expectativa que Lula reúna com a bancada do PT na Câmara dos Deputados em breve. O deputado disse que não gostou da foto que fizeram dele com Lula, no congresso deste final de semana, mas atribuiu o clique a pessoas que não eram de sua equipe.

‘Tiraram uma foto. Não tiraram direito. Com os outros fazem pose, o negócio todo”, comentou.

Rachas no PT

José Ricardo disse que, da parte dele, não há estranhamentos a respeito do lançamento de outras pré-candidaturas e nem dificuldade de diálogo.

O presidente estadual do PT-AM e que conta hoje com mais da metade dos delegados, Sinésio Campos, disse que José Ricardo, se quiser ser candidato, terá que enfrentar prévias e se lançou como pré-candidato a prefeito. O vereador Sassá da Construção também se lançou como pré-candidato a prefeito de Manaus.

“Da minha parte, nenhum problema (lançamento de outros pré-candidatos). Toda eleição é assim. Pode se apresentar, isso é muito comum. Meus inimigos e adversários são os problemas da cidade de Manaus. Dentro do PT não tem dificuldade, da minha parte”, declarou.

Nem Sinésio e nem Sassá aparecem nas pesquisas eleitorais com a mesma musculatura eleitoral que José Ricardo.

Pesquisa divulgada pela iMarketing nesta segunda-feira à tarde, dia 25, indica que na pesquisa de intenção de votos, como o nome de José Ricardo como candidato do PT, o resultado é de 11,5%.

Quando o nome dele é substituído pelo de Sinésio, na pesquisa, o deputado estadual alcança 1,5% de intenção de votos.

Definição

Para o deputado federal, o PT deve acelerar as definições dos nomes que vão concorrer em 2020.

“O PT nacional deve solicitar que as definições sejam o mais rápido para que se tenha um tempo maior de organização de um programa de governo”, afirmou Zé Ricardo.


Em relação ao congresso estadual do PCdoB e as discussões sobre nomes que representem uma frente democrática ampla e sem fechar definição em torno do nome dele, José Ricardo declarou:

“Diálogos são importante com os partidos do campo progressistas. Importante unir proposta de interesse do povo”, disse.

O pré-candidato afirmou que pretende sentar para conversar com todos os partidos da ala progressista.

Debatendo Manaus

José Ricardo disse que tem concentrado seus esforços em debater e compreender os problemas da cidade de Manaus. O pré-candidato informou que, no próximo dia 6 de dezembro, deve trazer a Manaus o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do Governo Dilma Rousseff (PT).

“Dias atrás levei o ex-prefeito de Belém e deputado federal, Edmilson Rodrigues (PSOL), também o ex-prefeito de Chapecó, Pedro Uczai (PT-SC). Estamos debatendo sobre educação, transporte, saúde, trabalho. Estamos construindo uma proposta para a cidade de Manaus”, declarou José Ricardo.