“Ele quer que o Lula venha beijar a mão dele?”, diz membro do PT sobre Zé Ricardo

Após pré-candidatas a prefeitas em 2020 visitarem o ex-presidente Lula, liberado da prisão em Curitiba na quinta-feira, dia 7, membro do PT-
AM questionou a ausência do pré-candidato a prefeito com viabilidade eleitoral, José Ricardo, no entorno de Lula.

“Será que ele quer que o Lula venha beijar a mão dele?”, disse, pedindo para não ser identificado.

Deputas federais e pré-candidatas a prefeitas

Uma foto publicada pela secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, mostra pré-candidatas posando com o ex-presidente após a soltura. Anne é amazonense e uma das aliadas internas de José Ricardo na articulação da candidatura para 2020.

Na foto, aparecem a pré-candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, e a pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins. Também estão na foto Benedita da Silva, cotada para ser vice de Marcelo Freixo (PSOL), no Rio de Janeiro. Freixo também esteve com Lula e registrou em suas redes sociais.

Outra que aparece na foto das pré-candidatas a prefeitas com Lula é Maria do Rosário, cotada para disputar a Prefeitura de Porto Alegre.

Assim como José Ricardo, todas são deputadas federais.

Nada nas redes

Ao contrário da maioria dos petistas e simpatizantes de Lula, que fizeram várias publicações comemorando o “Lula Livre”, o Facebook e Instagram de José Ricardo não têm postagens com referência à soltura do ex-presidente.

As publicações recentes dizem respeito a posicionamentos dele sobre problemas enfrentas pela população de Manaus como transporte coletivo e planejamento urbano.

Internamente, após os dois processos de eleição para definição do diretório municipal e estadual, há a avaliação de pessoas de várias tendências do PT de que José Ricardo está se isolando muito.

O deputado, mais uma vez, foi procurado para comentar o assunto e não atendeu.

Só na campanha

Um assessor dele, que pediu para não ser identificado, disse que José Ricardo não deve ir até Lula neste momento e que isso deve acontecer durante a campanha.

Disse também que não há riscos à sua pré-candidatura e que há um entendimento do diretório nacional a esse respeito.

O presidente estadual do PT, Sinésio Campos, afirmou há cerca de três semanas ao programa Exclusiva da Rádio BandNews Difusora, que José Ricardo, se quiser ser candidato, terá que encarar prévias. No último final de semana, Sinésio se lançou como pré-candidato.

Como não tem o mesmo potencial de votos de José Ricardo, mas tem a maioria dos delegados, internamente os gestos de Sinésio são interpretados como uma forma de forçar José Ricardo a incluir o grupo dele na condução da campanha e de um eventual governo.

Sinésio quer Lula

O deputado e presidente estadual do PT, Sinésio Campos, deve procurar Lula e o diretório nacional nos próximos dias para convidar o ex-presidente a participar da posse dele no diretório estadual na primeira quinzena de dezembro.

Lula

Condenado em primeiro e segundo graus e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), no caso do triplex do Guarujá, Lula está inelegível, mas é considerado poderoso e importante cabo eleitoral para 2020.