“Ele tem candidato”, afirmam David e Pauderney se referindo a Omar e Nicolau

David e Rotta Convenção
David e Rotta Convenção

O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), após longo período de risco de desidratação para as Eleições 2020, surge com uma coligação forte ao receber o DEM e o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, como seu parceiro de chapa. A conta é que a união dará à dupla um bom tempo de TV. O arco de aliança conta ainda com Pros, PTC e PMB.

Mudanças

Na coletiva de anúncio da união e na convenção, David iniciou a disputa com hinos de louvor – os mesmos da campanha passada – e lembrando seus feitos nos quatro meses que interinamente governou o Amazonas. As declarações diretas e de desafio aos caciques tradicionais sumiram do discurso de David.

Player

Sem embates públicos, David atraiu para a sua campanha um partido aliado do senador e presidente estadual do PSD, Omar Aziz, para o seu ninho. O senador há alguns pleitos é o principal player de bastidores nas articulações de candidaturas. David rompeu e desafiou Omar em 2017 e 2018. Nesta eleição, Omar afirma que está longe das definições.

Respostas

O questionamento sobre a ligação do DEM com a liderança de Omar Aziz e a atual condição da relação entre David Almeida e o senador incomodou. David foi questionado sobre o assunto na coletiva e o ex-secretário do governo do Amazonas e ex-deputado federal, Pauderney Avelino pediu para responder antes do pré-candidato.

Só amizade

“A minha relação com Omar é de amizade, lá detrás. A minha relação política com ele é quase nenhuma. Tanto que o Omar tem um candidato a prefeito que tem um arco de aliança para lá e o Democratas está aqui… é…. compondo a chapa com este arco de aliança que não tem nada a ver com o senador Omar, com o governador Wilson Lima”. E dando tom mais enfático concluiu, Pauderney: “E nada a ver com o prefeito”.

“O candidato dele é do partido dele”

“Ele (Omar) tem um partido e tem um candidato, o candidato do partido dele (Ricardo Nicolau). Como o Pauderney falou, na política a gente tem amigos e adversários. Não tenho mais nenhum problema com ele. Não tenho mais relação política com ele. Repito: não tenho mais relação política com ele. Porém, não me vejo inimigo e nem adversário dele. Ele tem o candidato dele para lá”, declarou David Almeida.

Carimbo

No mesmo dia, ao anunciar o médico George Lins do PP como vice, a mesa de autoridades na coletiva de Ricardo Nicolau abriu espaço para o nome do senador Omar Aziz. Coube ao deputado estadual Belarmino Lins lembrar e elogiar o senador pela primeira vez nas coletivas do PSD .

Na coletiva para anunciar PSB, quando questionado sobre o líder do partido, Nicolau disse ter recebido liberdade para articular suas alianças.