Em meio ao enfrentamento ao coronavírus, secretário de saúde do AM sai de cena

O secretário da Susam (Secretaria de Estado de Saúde), Rodrigo Tobias, está em isolamento na sua casa em função de ter manifestado sintomas de gripe, segundo informou na coletiva desta terça-feira, dia 24, a diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), Rosemary da Costa Pinto.

Na coletiva desta terça-feira, Tobias foi substituído pela Secretária Executiva Adjunta da Capital, Daiana Mejia.

De acordo com a Secom (Secretaria de Estado de Comunicação), Rodrigo Tobias fez o teste para o novo coronavírus e aguardo o resultado. Os funcionários e autoridades do governo que tiveram contato com ele, nesses dias, farão o exame, caso o do secretário teste positivo para o Covid-19.

O governador Wilson Lima e secretários mantiveram contato com Tobias.

Ainda segundo a Secom, Rodrigo Tobias continua na titularidade de tomada de decisões na Susam.

Passa bem

Fonte da coluna informou que Rodrigo Tobias participou de reuniões com funcionários da Susam ao longo da terça-feira, dia 24, por vídeo conferência. Segundo esta fonte, o secretário apresenta boa aparência e nenhum sintoma grave de gripe.

Desempenho

No governo, havia antes do afastamento de Rodrigo Tobias em função da gripe, pessoas em desconforto com a postura e algumas declarações que o secretário fez durante as coletivas sobre o novo coronavírus.

A avaliação é que a forma de se expressar de Rodrigo Tobias passava insegurança e isso podia ser prejudicial à imagem do governo, considerando que ele por ser secretário ocupa um cargo político.

“Falta de UTIS não é problema”

A declaração a respeito de que a falta de UTIs no interior “não era problema nenhum” foi uma das que incomodou estes críticos no governo do secretário. A avaliação é que a falta de estrutura de saúde, em qualquer condição, é ruim e que ele se expressou mal.

Já o desempenho da diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), Rosemary Costa Pinto, é bem avaliado. Com característica técnica, ela foi escolhida para falar no material de publicidade do governo que alerta a população sobre a doença. A dedicação e fala de forma clara, objetiva e didática com que trata os dados sobre a doença e as medidas adotadas pelo governo são bem avaliadas no governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *