
✔ O pedido de autorização para empréstimo de R$ 400 milhões do Banco do Brasil, que o Governo do Estado do Amazonas enviou há mais de dois meses à ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), deve ir à votação na pauta que a Casa prepara para esta quinta-feira, dia 23.
✔ A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) é a relatora da mensagem governamental sobre o empréstimo, apontado pelo governo como essencial para dar fôlego a saúde financeira do Estado.
✔ A mensagem tramita na ALE-AM há quase o mesmo período que o governo está sem líder na Casa.
✔ Para defender a proposta do governo, a deputada Alessandra Campelo exigiu ter acesso a dados que comprovassem e a convencesse sobre o impacto na vida da população.
✔ O governo repassou a parlamentar dados que indicam que parte do dinheiro será aplicado na retomada de obras do Prosamin, que devem gerar postos de empregos diretos e indiretos.
✔ Outra parte do empréstimo, segundo o que o governo enviou a parlamentar, deve ser aplicada na finalização da AM-070 que, segundo os técnicos, vai impulsionar o escoamento da produção rural.
✔ Há também pontos considerados polêmicos entre deputados. São os valores para rolar dívida e repor o Fundo Garantidor de Parceria Público Privada.
✔ Alessandra Campelo teve acesso a informações de onde foi usado o dinheiro que deveria ter sido depositado no fundo e que, segundo a deputada, atenderam à manutenção do serviço público.
✔ A ideia do levantamento é sinalizar aos demais deputados e à sociedade que há efeitos positivos para a população na ação de autorizar o Estado a contrair mais uma dívida e conceder mais crédito ao Governo Wilson Lima.
✔ O governo já recebeu autorização para usar recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas), específico do interior, na Saúde Pública.
Foto: Divulgação
Ouça o podcast da coluna de Política da Rádio Band News Difusora no link. Ao vivo de segunda à sexta, às 8h20, na 93.7: