
Os candidatos a prefeito de Manaus e ex-aliados David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD) trocaram acusações de corrupção e superfaturamento no Governo do Amazonas durante o debate promovido pela TV Norte Amazonas nesta sexta-feira, dia 6.
Nicolau declarou que David gastou dias da gestão interina dele “superfaturando” contratos da saúde, citando dados investigados pela CPI da Saúde, e que o candidato esconde que é apoiado pelo governador Wilson Lima (PSC), nesta eleição.
David respondeu que Nicolau tentou superfaturar um contrato na Susam quando era seu aliado no governo interino. David acusou ainda Ricardo Nicolau de tentar se apropriar do trabalho de outras pessoas para usar como marketing pessoal, citando como exemplo a propaganda do candidato do PSD sobre o hospital de campanha da prefeitura de Manaus.
A troca de acusações, no debate, começou quando Nicolau escolheu David para uma pergunta. Nicolau questionou David sobre quem escreveu e iniciou o Fila Zero e Plano Emergencial, programas do governo interino dele. Na ocasião, Ricardo Nicolau era um dos principais conselheiros de David na Susam (Secretaria de Estado de Saúde).
David respondeu que o Fila Zero é uma ideia extraída da Prefeitura de São Paulo e que Nicolau deu a sugestão. Daí por diante, o ex-governador tampão passou a acusar o ex-aliado de tentar se apropriar de ações que não foram dele.
Veja o vídeo neste link.
“Você me ajudou, eu reconheço. Só que você tenta em tudo que faz, puxar para si o que não é seu. (…) Você me ajudou, Ricardo, é verdade. Eu agradeço. Eu tenho gratidão. Mas não tente puxar para si um protagonismo que não é seu. Você foi colaborar, como foi colaborador agora na pandemia. Não tente bancar uma de herói porque você não tem compromisso com a população de salvar vidas”, afirmou David Almeida.
Em seguida, o candidato do Avente detalhou dados sobre o hospital de campanha, assunto que foi julgado pelo TRE-AM nesta semana a respeito da forma como Nicolau usa a obra da prefeitura. Para o TRE-AM, Nicolau faz propaganda falsa.
“A prefeitura investiu R$ 16 milhões no hospital de campanha, a Transire pagou mais R$ 30 milhões, a VV Refeições pagou toda alimentação, a prefeitura deu tudo. Você entrou no hospital para fazer propaganda. Um hospital de campanha que você usou para fazer a sua propaganda. As pessoas acreditam que você é médico e você não tem nem nível superior. Mas você fez foto na UTI para fazer já intencionado sua campanha eleitoral”, afirmou David.
O deputado Ricardo Nicolau reagiu destacando que se afastou de David Almeida em função das diferença entre os dois na administração pública, acusando a gestão interina dele de superfaturar contratos da Saúde e citando os contratos de exames no interior do estado que a CPI da Saúde apontou como superfaturados.
“Todo mundo conhece nossa diferença na saúde, sempre me dediquei à saúde e você quando teve oportunidade de trabalhar na saúde, superfaturou seus dias, superfaturou exames. Eu me afastei de você pelos escândalos do seu governo. Você sabe disso”, declarou.
Nicolau acrescentou: “Quem esconde aqui é você, você é apoiado pelo Wilson Lima, pela estrutura da Seduc. Agora, o Arthur (prefeito de Manaus) está lhe apoiando, lhe ajudando. A minha vida é um livro aberto, sempre de muito trabalho. Tenho uma família respeitada”, declarou.
Na tréplica, David acusou Nicolau de tentar superfaturar um contrato na gestão dele e disse que este era o real motivo do afastamento político dos dois.
“Sabe porque você se afastou de mim? Porque você queria obrigar o secretário de saúde a assinar aquele contrato superfaturado da Maria. Foi por isso que você se afastou de mim, foi por isso que você não mais contribuiu. Tenho guardado isso para dar oportunidade de você vir aqui apresentar suas propostas”. disse David.
O ex-governador tampão também associou a candidatura de Ricardo Nicolau a interesses do senador Omar Aziz, sem citar o nome do líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.
“Quem é ligado com Maus Caminhos, quem está envolvido é você, com quem te apoia. Quem é apoiado por quem desviou recursos da saúde é você. Você esconde. Queria que você (eleitor) entendesse que a eleição deste candidato é exatamente algo para livrar alguém que cometeu ilícitos na saúde. Vossa Senhoria poderia estar aqui para debater ideias”, disse.
A suplente de Ricardo Nicolau na ALE-AM é a mulher do senador Omar Aziz, Nejmi Aziz que é investigada e foi presa temporariamente numa das fases da Operação Maus Caminhos. Omar também é investigado na mesma operação. O senador e a mulher negam as acusações.

Nicolau virou alvo também do candidato Coronel Menezes (Patriotas) em relação á investigação sobre o senador Omar. Menezes também usou a informação de que Nicolau não tem nível superior para tentar desqualificar o candidato.
“Realmente candidato, você entende de saúde, porque o seu principal apoiador no Amazonas que é o senador da Maus Caminhos, ele destruiu a saúde no nosso estado. Você é o único candidato aqui que não tem uma formação acadêmica. Não é médico, não é administrador, nem empresário. Não é exatamente com este exemplo que vamos mudar a cara de Manaus”, declarou Menezes.
O bate-boca com David se estendeu após o tempo estipulado aos dois para o embate. Quem acompanhou o debate ouvia a discussão deles na hora que quem ocupava o pulpito eram outros dois candidatos. A apresentadora pediu que os dois fizessem silêncio para não atrapalhar a continuidade do programa.