
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 8, a troca de secretário na Susam (Secretaria de Estado de Saúde) em meio à pandemia do coronavírus e uma condição de proximidade de colapso no sistema de saúde do Estado, anunciados pelo governo e pelo Ministério da Saúde, nos últimos dias.
Sai Rodrigo Tobias e assume a Susam Simone Papaiz, profissional da área de Saúde, cujo currículo – lido pelo governador Wilson Lima durante pronunciamento de cerca de dez minuto nas redes sociais do governo – destaca experiência dela em gestão da saúde no litoral de São Paulo.
É a terceira troca na Susam, desde que Wilson Lima assumiu. Antes de Tobias, o vice-governador Carlos Almeida Filho foi o titular da pasta por cerca de três meses. No governo, Tobias era visto como um nome de confiança do chefe da Casa Civil, mas vinha mal avaliado por vários aliados.
Simone Papaiz está em Manaus desde o final de semana e participou nos últimos dias de reuniões com setores da Susam e do Palácio da Compensa. Simone era secretária de Saúde do Município de Bertioga, interior de São Paulo. Segundo Wilson Lima, ela “está mergulhando nos números” do Amazonas há alguns meses.
De acordo com o governador, Simone é graduada em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes, tem MBA em gestão hospitalar em sistema de saúde pela Fiocruz, é mestre em farmacologia pela Unicamp, especialista em patologia clínica pela Universidade de Mogi das Cruzes e funcionária de carreira de São Paulo.
Ainda segundo o governador foi diretora de planejamento da secretária de Saúde de Mogi das Cruzes e era secretária de Saúde do Município de Bertioga, no litoral paulista.
Bertioga é um município do litoral de São Paulo, próximo a Santos, com 490, 03 quilômetros quadrados e com uma população 57.942 habitantes, segundo informações do site da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). A cidade tem IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,730 .
O município de Manacapuru, um dos poucos com ligação por estrada a Manaus e que lidera os números de casos de Covid-19 e de mortes no interior, tem quadro diferente da de Bertioga.
Manacapuru é 14 vezes maior que Bertioga. Além de ser maior em extensão territorial, tem mais habitantes e densidade demográfica muito diferente.
Manacapuru tem 7.330,07 quilômetros quadrados e 95.330 habitantes, segundo a CNM. Enquanto Bertioga tem 109,52 habitantes por quilômetro quadrado, Manacapuru tem 12,52 habitantes por quilômetro quadrado.
“Vim de São Paulo para cá. Lá também não havíamos parado. Horas incessantes de trabalho. E, aqui, senhor governador, já me sinto acolhida nesse estado. Digo e peço permissão do senhor de dizer: a nossa Amazonas. Vou estar incansavelmente com toda equipe. Equipe que tenho acompanhado há algum tempo”, disse a nova secretária.
Simone Papaiz afirmou que veio para somar não só no enfrentamento à Covid-19, mas no desafio de tornar a saúde do Amazonas mais humanizada.
“Não será fácil. Eu digo que fazer SUS, não há município, não há estado diferente. Fazer SUS é algo diário. É algo que você planeja e acredito que a gente possa fazer melhor. E assim farei com meu conhecimento. Venho para agregar”, declarou.
O governador Wilson Lima afirmou que a nova secretária, ao sair da sede do governo, iria para o hospital Delphina Aziz, porque “lugar de secretário não é no gabinete”. A unidade é a referência e concentra os pacientes internados na rede pública por Covid-19,
Troca era avaliada antes da pandemia
A troca de comando na Susam era avaliada antes mesmo da pandemia pela Covid-19. O momento de maior tensão da gestão de Rodrigo Tobias foi quando o governo vivenciou a crise que provocou a morte de crianças cardiopatas, em janeiro, e que repercutiu mal para a gestão Wilson Lima nacionalmente.
Antes do titular da Susam, o governo fez ajustes na consultoria sobre a comunicação. O marqueteiro Jeferson Coronel passou a dar conselhos ao governador Wilson Lima que fez ajustes na forma e conteúdo de seus pronunciamentos e também no tempo de resposta a temas polêmicos.
Coronel trabalhava há anos com o senador e coordenador da bancada do Amazonas, Omar Aziz (PSD), função que havia se afastado semanas antes de passar a atuar no governo.
Declarações públicas mal avaliadas
Na live desta quarta-feira, dia 7, o governador Wilson agradeceu ao trabalho de Rodrigo Tobias e disse que ele “deve voltar para Fiocruz”.
“Há alguns meses estávamos trabalhando uma transição na secretaria de Saúde e faríamos a posteriori, mas resolvemos fazer agora. Algo que a gente já vinha conversando com o secretário Tobias. Hoje estamos substituindo”, declarou.
Há cerca de duas semanas, o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, declarou que não ter UTI no interior não era problema, em meio às medidas que estavam sendo tomadas para combate ao avanço do coronavírus no Amazonas.
Com Manaus passando da condição de transmissão comunitária para a fase de “aceleração descontrolada” da epidemia, segundo classificação do Ministério da Saúde, Tobias deu entrevista na segunda-feira, dia 6, alertando que o Amazonas está prestes a um colapso no sistema de saúde, o que pode ocorrer nos próximos dias com o avanço do contágio da doença.
O quadro de proximidade do colapso apresentado pelo secretário ocorre sem que os registros tenham chegado às áreas de periferia de Manaus e no interior do Estado.