
Ao assumir o diretório municipal do partido do governador Wilson Lima, a ex-secretária de justiça e cidadania e defensora pública Caroline Braz lustrou a plaquinha de pré-candidata do governo à Prefeitura de Manaus. Ligada ao vice-governador e ex-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida Filho (PTB), Caroline, na verdade, entrou num páreo de disputa da vaga cortejada por outros nomes com fortes apoiadores.
Expectativa
A função no PSC criou expectativa de que a pré-candidata caminha em linha reta para o sonhado apoio da máquina.
Realidade
Os grupos no entorno do governador, como é normal para o momento, estão em intenso período de conversas, flertes e projeções de candidaturas e alianças para a Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e prefeituras do interior. Os movimentos não demonstram, até aqui, ânimo com o nome da ex-secretária.
Realidade 2
Há cerca de um mês, antes do prazo fatal da desincompatibilização do alto escalão, o governador Wilson Lima reuniu todos os secretários no auditório da sede do governo e afirmou que não entraria em campanha. Caroline estava presente. O governador reforçou que, neste momento, quer priorizar a organização da gestão do estado. Fonte da coluna disse que Wilson deu a mensagem em tom seco e objetivo.
Boi de piranha
Não seria inovador e nem impossível que nomes sejam lançados, aglutinando a carga negativa da má avaliação do governo, nesta eleição. Tampouco que um outro candidato, de fato apoiado pelos grupos econômicos e pela máquina, deslanchasse para enfrentar o ex-governador Amazonino Mendes (PTB), pré-candidato melhor posicionado nas pesquisas até aqui.
Esse, aliás, foi o gol contra quando surgiu a candidatura do então apresentador de TV Wilson Lima nas Eleições 2018.
Nada a perder
Por outro lado, um candidato ou uma candidata sem expressão política e eleitoral não tem muito a perder ao entrar numa disputa majoritária. No mínimo, ganha a visibilidade e a chance de sair maior.

Apetite X talento
Caroline Braz, assim como seu tutor político, o vice-governador Carlos Almeida Filho, demonstra nas falas públicas e redes sociais apetite político e eleitoral, mas pouco talento para o jogo.
Parte do jogo
Depois de sair do cargo de poder no governo com uma carta cheia de indiretas e mágoas, Carlos Almeida não buscou o recolhimento para reflexão. Em suas redes sociais se demonstra ativo politicamente e em busca de holofote. Exemplo disso é o vídeo destacando a reforma do PTB e foto com o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson.
Teste
Pré-candidatos a vereadores do PSC ficaram com uma impressão negativa a respeito da nova presidente municipal do partido do governador Wilson Lima. Consideram que faltou a ela maior empatia com os presentes, justamente aqueles que, caso seja candidata à prefeita, seriam os primeiros cabos eleitorais a pedir voto para a disputa.
O assunto foi um dos destaques da coluna de política da jornalista Rosiene Carvalho na rádio BandNews Difusora (93.7) desta quinta-feira, dia 25.
Ouça a coluna completa neste link.