
✔ A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, lançou nesta quinta-feira, dia 23, o nome do deputado federal José Ricardo (PT) à Prefeitura de Manaus nas Eleições 2020.
✔ Gleise, ao fazer seu discurso na visita de Fernando Haddad durante a Caravana Lula Livre, a Manaus cumprimentou José Ricardo chamando-o de “prefeito”. Isso ocorreu na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), no o hall do IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais), no final da tarde de ontem.
✔ Na sequência, as pessoas que lotaram o local começaram a gritar a mesma palavra, o que fez José Ricardo ficar com o rosto vermelho, sorrir e acenar.
✔ “José Ricardo nos orgulha muito na bancada federal”, afirmou a presidente do PT .
✔ A fala da presidente nacional do PT ocorreu na frente de grupos que hoje, no Amazonas, concentram o maior número de delegados da sigla e que tem força local para ditar os rumos do partido nas eleições municipais. No PT, militantes consideram que há uma base que quer que José Ricardo dispute a prefeitura, mas precisa abrir diálogo com esse grupos que podem ser entraves, como o do Waldermir Santana e Sinésio Campos.
✔ Mas a vontade da base do partido associada às bênçãos da presidente nacional dá combustível ao “homem da kombi”. José Ricardo aproveitou bem a passagem de Haddad em Manaus. Esteve com ele em todas as agendas.
✔ O desgaste da greve dos professores da rede estadual, usada como crítica ao Governo Wilson Lima por adversários, também rendeu uma lasquinha para Fernando Haddad, que é professor universitário. Ele pediu que Wilson respeite e converse com os professores. “Não trate professor como inimigo, governador”.
✔ O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), tentou um encontro com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. As lideranças nacionais e locais analisaram o pedido e resolveram que poderiam conversar em função das declarações do tucano em favor das mesmas bandeiras do partido em relação ao Governo Bolsonaro.
✔ No entanto, o encontro acabou não ocorrendo.
✔ O tom das falas de Haddad, Gleisi e a comoção do público presente, em clima de campanha e críticas duras ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), preocuparam dirigentes locais do partido em relação à repercussão da questão na justiça eleitoral. Depois avaliaram que o momento evoluiu naturalmente ao que ocorreu no evento, embora não estivesse programado.
Foto: Divulgação/PT
Ouça o Podcast da Coluna de Política da Rádio Band News Difusora. De segunda à sexta às 8h20 ao vivo: