Governador amanhece na Sefaz nesta segunda-feira

Governador Wilson Lima. Foto: Governo do Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reúne na manhã desta segunda-feira, dia 17, com o secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio, na sede da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda.

A reunião, que iniciou por volta de 9h, ocorre logo depois de um técnico da secretaria alertar, na ALE-AM, sobre os riscos de não continuidade no pagamento dos salários dos servidores a partir de outubro e do governador Wilson Lima anunciar o adiamento do 13º salário para julho.

Além disso, neste domingo, dia 16, o presidente da República, Jair Bolsonaro adiantou redução de impostos que afetam o polo de produtos de informática da ZFM (Zona Franca de Manaus”) e, portanto, tem efeito na arrecadação do Estado.

Participam da reunião o secretário de Planejamento, Jorio de Albuquerque Veiga Filho, e o Procurador Geral do Estado, Alberto Bezerra.

Percentual

A Sefaz ainda não tem indicação do percentual que será adiantado do 13º no Amazonas.

“A gente ainda está avaliando sobre o percentual e será anunciado em breve”, declarou o secretário da Sefaz, Alex Del Giglio.

Espírito Santo e AM

Questionado sobre o adiantamento do 13º em outros Estados, o secretário respondeu: “Que eu saiba, apenas o Espírito Santo fez esse anúncio de adiantamento. Goiás ainda paga 13º de 2017, Rio de Janeiro paga 13º parcelado de anos anteriores. E outros (estados) em situações complicadas”, declarou.

O Espírito Santo está em condição financeira melhor que o Amazonas, avaliou Del Giglio após ser perguntado.

Reforma tributária

A reunião desta segunda-feira também inclui a criação do Comitê da Reforma Tributária, que deve acompanhar pelo Governo do Estado, os interesses do Amazonas e da ZFM (Zona Franca de Manaus) no assunto.

Estão escalados para o comitê o secretário da Seplanct, Jorio de Albuquerque Veiga Filho, o procurador Alberto Bezerra e o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio.