Governo avalia troca de comando na Susam

O Governo do Amazonas avalia troca de comando na Susam (Secretaria de Estado de Saúde).

Simone Papaiz, profissional da área de Saúde, está em Manaus desde o final de semana e participa de reuniões com setores da Susam e do governo.

Fontes do blog informaram que a avaliação de troca de secretário iniciou antes mesmo da pandemia pela Covid-19. A momento de maior tensão foi quando o governo vivenciou a crise que provocou a morte de crianças cardiopatas, em janeiro, e que repercutiu nacionalmente.

Há cerca de duas semanas, o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, declarou que não ter UTI no interior não era problema, em meio às medidas que estavam sendo tomadas para combate ao avanço do coronavírus no Amazonas.

Com Manaus passando da condição de transmissão comunitária para a fase de “aceleração descontrolada” da epidemia, segundo classificação do Ministério da Saúde, Tobias deu entrevista ontem, dia 6, alertando que o Amazonas está prestes a um colapso no sistema de saúde, o que pode ocorrer nos próximos dias com o avanço do contágio da doença.

O quadro de proximidade do colapso apresentado pelo secretário ocorre sem que os registros tenham chegado às áreas de periferia de Manaus e no interior do Estado.

Ouça os podcast da Coluna de Política da Rádio BandNews Difusora (93.7)