✔ Em entrevista à Rádio Band News Difusora, o deputado federal Delegado Pablo (PSL) se diz favorável à Reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo Governo Bolsonaro e fala que projeto precisa de “alterações necessárias”. Pablo também se posiciona sobre a medida do governo de corte de verbas para universidades: “Investir nas nossas crianças e nas gerações futuras não tem como dar errado. Por muito tempo se investiu só em universidades”.
✔ O deputado Pablo adiantou ainda que Manaus deve receber nos próximos dias a Operação Acolhida, uma estrutura de órgãos do Governo Federal que promove a interiorização de imigrantes e refugiados venezuelanos. Apenas Boa Vista, em Roraima, conta com este serviço há cerca de um ano. Manaus é a segunda porta de entrada dos imigrantes no País e muitos estão permanecendo na cidade em condições precárias de vida.
✔ “Vai vir para cá. Conversei com o general Pazuello, que é comandante da operação em Roraima. Ele está conversando com o alto comando do Exército, com o Ministério da Defesa e Casa Civil para estender a operação acolhida até Manaus”, declarou Pablo.
Paulo Guedes
✔ O deputado também falou sobre a relação com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com a bancada do Amazonas e Eleições 2020 na entrevista, disponibilizada na íntegra nas redes sociais da Rádio Band News Difusora e na fanpage RosieneCarvalho.
✔ Segundo mais votado nas Eleições para a Câmara dos Deputados, o Delegado Pablo mostra nas redes sociais e entrevistas ter grande trânsito no Governo Federal e proximidade com os filhos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
✔ Nos primeiros dias de mandato, quando a bancada do Amazonas teve protagonismo no confronto com o governo em função dos ataques ao modelo Zona Franca de Manaus, a voz do deputado não foi eloquente. Até este momento, inicial para ele no Congresso Nacional, Pablo tem dado maior visibilidade à sua atuação nas pautas nacionais.
✔ Votações expressivas cobram faturas altas. Do outro lado da moeda, há o exemplo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que transitou e foi um nome de expressão em importantes pautas nacionais, mas acabou com a imagem distanciada da sua base eleitoral.
✔ Professores divulgam vídeo nas redes socais e afirmam que Polícia Militar do Amazonas (PM-AMN) tentou impedir que protestos de grevistas por melhorias salariais se aproximassem do vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB) em Nova Olinda do Norte. Ele visitou a cidade neste final de semana.
✔ Outro vídeo mostra professores gritando palavras de ordem ao redor de Carlos Almeida e ele tentando explicar em que ponto estão as negociações com representantes da categoria em Manaus. Num plano fechado, pessoas que estão ao redor do vice-governador o abraçam e batem palmas após breves palavras dele.
✔ O arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, emitiu nota de solidariedade aos professores e professoras em greve no Amazonas, na sexta-feira, dia 3. Na nota, Dom Sérgio exorta o Estado ao “bom senso” para o bem de todos. Ressalta que os professores têm consciência das consequências de uma greve prolongada por também eles terem filhos entre os alunos da rede pública.
✔ Dom Sérgio diz considerar justa as reinvindicações dos professores porque “sem escola de qualidade não há futuro para o povo” e que a “escola se faz com professores valorizados e tratados dignamente”.
✔ No mesmo texto, Dom Sérgio dá vazão a dois pontos que incomodam os professores neste embate com o Governo por uma data-base maior em 2019: “querem ser ouvidos pelo governador e não tratados como delinquentes” e “sentiram o peso do poder do Estado com a declaração de ilegalidade da greve pelo poder judiciário”.
✔ A fala, por meio da nota de solidariedade do arcebispo, tem grande peso de constrangimento ao governador Wilson Lima e ao poder judiciário em função da independência, equilíbrio e preparo para o debate dos assuntos de interesse público que marcam a vida do líder católico.
✔ Sobre Wilson pesa ainda mais o fato do arcebispo, mesmo nas condições de limitação atuais da saúde física, não ter se esquivado de receber pessoalmente e ouvir os professores do Estado.
✔ No PT, segundo fontes da coluna, a pré-candidatura do vereador Sassá da Construção à Prefeitura de Manaus não é vista como algo sério. Nem fora do PT também. Os olhos da sigla em Manaus e nacionalmente têm se voltado mais às possibilidades de José Ricardo (PT).
✔ José Ricardo é tido como o favorito da sigla para a Prefeitura de Manaus em função do desempenho nas urnas nos últimos pleitos. O deputado federal, no entanto, não tem buscado os mesmos espaços de visibilidade que outros pré-candidatos de dentro e fora do partido para as Eleições 2020.
✔ Sassá se reelegeu vereador com cerca de 3.500 votos, em 2016, e, no ano passado, concorreu a deputado federal. Terminou a campanha com 14 mil votos.
✔ Candidaturas próprias no PT foram sempre pontos de muita divergência interna, o que deixou os membros da sigla longe do Executivo no Amazonas mesmo durante os 13 anos em que o partido comandou o País.
✔ O deputado federal Silas Câmara (PRB) dividiu opiniões de seguidores na internet após selfie de olhos fechados e com o presidente Jair Bolsonaro orando ao fundo da imagem postada pela mulher dele Antônia Lúcia Câmara. Comentários vão desde elogios “agora esse País anda”, a gargalhadas e ironias sobre o inusitado registro. Comentários negativos foram deletados e a foto republicada tirando Silas da imagem, o que suscitou novas reações dos internautas.
📌 De segunda à sexta-feira às 8h20 ao vivo na 93.7.