
Matéria da Folha de São Paulo desta quarta-feira, dia 25, afirma que o modelo ZFM (Zona Franca de Manaus) “pode estar com os dias contados”.
A matéria com o título “Zona Franca não dá vantagem ao Amazonas, apresenta estudo com indicadores sociais e econômicos como argumentos contrários ao êxito do modelo de desenvolvimento regional.
Leia também:
“Há um profundo compromisso com a concentração de renda”, afirma sociólogo
Indicadores sociais dos Governos Braga e Omar são usados contra ZFM
Dias contados
Entre os economistas ouvidos na reportagem está Bernardy Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, coautor e consultor da Reforma Tributária em tramitação na Câmara dos Deputados.
“O modelo (ZFM) pode estar com os dias contados se a reforma tributária for aprovada no Congresso sem alterações. Como acaba de forma progressiva com os atuais impostos, extingue também os benefícios fiscais “, informa texto da matéria e, na sequência, o consultor da reforma em tramitação, conclui:
“Será uma transição longa, é o momento ideal para se discutir outras formas eficientes de induzir o desenvolvimento regional”
Reforma tributária
A ameaça ao modelo ZFM na Reforma Tributária é a previsão de criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Uma espécie de unificação de impostos.
A proposta é que, com o IVA, outros impostos sejam eliminados. Entre os quais, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), um dos que garantem as vantagens comparativas da ZFM em relação a outros Estados do País.
Leia a matéria completa da Folha de São Paulo neste link.
Foto: Suframa / Divulgação