
O secretário da Seduc (Secretário de Estado de Educação), Luiz Castro (Rede), em reunião com a base aliada do governo e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB), anunciou sua saída do governo Wilson Lima (PSC).
Na reunião no final da tarde desta terça-feira, dia 27, Luiz Castro disse que ia se afastar para se defender de acusações que considera injustas e para cuidar da saúde. O comunicado foi feito na sala do vice-governador no Palácio da Compensa.
O ex-deputado disse aos deputados que as acusações que levantam contra sua gestão na Seduc e os valores são questões que ele nem consegue mensurar. Luiz Castro expressou mal estar com o episódio após anos de imagem como um parlamentar ético na política.
Luiz Castro também afirmou que a família dele tem sofrido muito com as informações que considera injustas sobre sua gestão e que seu afastamento irá aliviar este efeito. Também ponderou que quer evitar prejuízos ao governo Wilson Lima com a repercussão negativa das denúncias.
Durante a reunião de cerca de uma hora, deputados se emocionaram com a forma como o secretário expressou as razões da sua saída. Deputados e deputadas presentes na reunião reagiram com solidariedade e palavras de respeito direcionadas à conduta e história de vida de Luiz Castro.
Participaram da reunião os deputados: Joana Darc (PL), Mayara Pinheiro (PP), Josué Neto (PSD), Adjuto Afonso (PDT), Felipe Souza, o deputado Álvaro Campêlo (PDT), Therezinha Ruiz (PSDB), Alessandra Campelo (MDB) e João Luiz.
Como o governador Wilson Lima (PSC) está viajando, a expectativa é que o secretário executivo Luis Fabian assuma interinamente o cargo até o anúncio do substituto de Luiz Castro.
O ex-deputado também afirmou aos deputados que deve comunicar oficialmente à imprensa nesta quarta-feira, dia 28, sobre sua saída.
A reportagem entrou em contato com a secretária de Estado de Comunicação, Daniella Assayag, por telefone, para confirmar sobre a saída do secretário de Educação. As mensagens não foram respondidas até o fechamento desta matéria.
Foto: Luiz Castro – Divulgação