
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou que Manaus está com muita dificuldade no combate da pandemia pela covid-19 e acusou “falta de gestão” do sistema de saúde no Amazonas. A declaração foi feita durante uma live com entidades representativas do setor público e privado da Saúde, na manhã desta quinta-feira, dia 16,
“Manaus está tendo muita dificuldade. Falta de gestão, falta de organização do sistema. Trocaram o secretário de saúde na semana passada. Só nesse governo, foram quatro. Amazonas teve eleição fora de época. Ali vem vindo turbulência há muito tempo”, declarou.
A declaração foi feita durante uma edição especial do FIS Webinar com o ministro Manadetta. A entidade FIS reúne empresas e associações da saúde, no setor público e privado. Segundo site da FIS, ela é uma entidade sem fins lucrativos e suprapartidária.
O ministro citou Manaus quando falava das diferenças de preparo das estrutura do sistema em todo País. O ministro iniciou citando a estrutura da Alemanha que de forma homogênea tem como mobilizar reserva do sistema para ativar vagas para pacientes.
Mandetta, após citar que falta gestão e organização no Amazonas e dizer que a turbulência vem de muito tempo, elogiou a gestão de Fortaleza que enfrenta problemas, mas tem um “gestor muito maduro” e uma boa estrutura de saúde pública com uma “atenção básica muito forte”.
“Vai ter dificuldade, vai. Mas é um lugar que você pode ajudar um pouco e que ali eles vão indo”, disse Mandetta sobre o Ceará.
Na semana passada, durante uma coletiva do Ministério da Saúde, o ministro Luiz Henrique Mandetta, criticou a troca de comando na Susam em meio ao aumento dos registros.
A reportagem requisitou resposta à Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) sobre o assunto e aguarda manifestação.
Veja a declaração do ministro:
Veja a live completa neste link.