Manaus terá protestos neste sábado em defesa da Amazônia

A pauta internacional sobre o desmatamento e a Amazônia provocou a marcação de protestos em todo País em defesa da floresta e contra as queimadas.

Em Manaus, dois atos estão sendo convocados para este sábado, dia 24. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, pelo menos 40 cidades brasileiras e cinco capitais da Europa marcaram protestos para esta sexta (23) e para o fim de semana.

Em Manaus, um dos atos será na Praça do Congresso, Centro de Manaus, em frente ao IEA, às 9h30. O evento tem apoio da Frente Brasil Popular e da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

O presidente da Frente Brasil Popular, Yann Evanovik, disse que haverá manifestação e apresentações culturais. “Vamos esticar uma bandeira de 40 metros na Eduardo Ribeiro sobre a defesa da Amazônia”, declarou.

O movimento indígena também marcou um ato no sábado, na Ponta Negra, às 16h. O vice-diretor do Foreeia, Yura Marubo, disse que o protesto é uma forma de defender a floresta e que deveria ser feito nos bairros, nas casas e nas aldeias.

“Temos que tirar fotos e publicar na página social. Não podemos ficar inertes. Vamos mostrar que esse País é de todos nós e que devemos apoiar os povos indígenas”, declarou Yura.

Ele afirmou que é preciso respeitar a floresta, os animais e as populações que vivem nesta região.

“Não podemos permitir que continuem derrubando, queimando nossas florestas, incinerando vivos os animais, extinguindo toda a vida, para dar lugar a pastos e soja… Cada planta que cai, cada animal que sofre o fogo, é uma parte de nossa humanidade que se esvai com as cinzas e some no ar”, declarou o indígena.

Foto: Divulgação Foreeia