
O deputado federal Marcelo Ramos (PL) declarou que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não tem agenda de governo e, por isso, evita diálogo com a bancada do Amazonas no Congresso Nacional.
Em quase oito meses, desde a posse, governo e bancada federal não tiveram nenhuma reunião oficial.
Nesta terça-feira, dia 13, o governador Wilson Lima teve encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e declarou ao site BNC que o deputado do DEM assumiu compromisso com a ZFM (Zona Franca de Manaus) na tramitação da Reforma Tributária, após a conversa dos dois.
Há cerca de duas semana, no dia 1º de agosto, o Governo do Estado divulgou release para anunciar que o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) definiu que a ZFM deve ser preservada na Reforma Tributária.
O apoio da Comsefaz foi anunciado como uma importante vitória do governo. Os dois movimentos são de fato importantes e necessários. Mas não descartam as outras articulações, como a que deveria está em curso com a bancada do Amazonas.
É no Congresso Nacional que este o jogo será jogado. E são os votos e articulações políticas dos parlamentares que vão definir as perdas e ganhos da ZFM no debate da Reforma Tributária.
Ainda que parlamentares da bancada e governo não formem um grupo político, deveriam, em tese, ter como objetivo a defesa dos interesses do Estado, o que impõe a importância do diálogo.
Sem agenda e críticas
O deputado federal Marcelo Ramos considera que a falta de uma agenda clara para apresentar as prioridades do governo é a razão do distanciamento do governador Wilson Lima da bancada.
“Para reunir a bancada, primeiro ele (governador) tem que ter uma agenda do governo, uma pauta, um projeto. Como ele não tem, acho que prefere não passar vergonha”, declarou o deputado.
Marcelo Ramos disse que o assunto que Wilson Lima levou a Rodrigo Maia já foi tratado com toda a bancada do Amazonas.
“Wilson é o Rubinho Barrichelo da política. Toda a bancada já tratou disso com o Rodrigo”, afirmou.
A Secom (Secretaria de Comunicação) foi procurada sobre as declarações do deputado Marcelo Ramos a respeito do governador. A secretaria informou que iria verificar se as afirmações iriam receber resposta do governo.
Foto: Marcelo Ramos – Divulgação