
A ex-senadora e pré-candidata a prefeita de Manaus Vanessa Grazziotin (PCdoB) declarou que a desocupação da comunidade Monte Horebe promovida há uma semana pelo Governo do Amazonas é um crime contra a população diante do quadro de desemprego e déficit habitacional da cidade.
“É um crime o que estão fazendo lá para uma cidade que tem um déficit habitacional significativo de moradias, para um País que subiu novamente no índice de desemprego. Famílias e mais famílias desempregadas. Então, lamento. Acho um crime contra à população manauara”, declarou.
Para Vanessa, o Governo do Amazonas tinha outras alternativas antes de tirar as pessoas do local em que elas já viviam há cinco anos.
“Acho que não adianta o Estado dizer que aquilo é uma decisão judicial porque ninguém nasceu ontem. A gente sabe que há decisões judiciais que podem ser pactuadas, ou seja, se o Estado quisesse poderia entrar e regularizar a situação daquelas pessoas que vivem lá. Mas não foi isso que fez. Tem muita gente que diz que foi muito incitada pelo próprio Estado a violência que aconteceu. Aí estamos dando um aluguel social de R$ 600. Até quando? E a partir de quando?”, declarou.
A ex-senadora também lamentou a postura das instituições públicas no episódio.
“Lamentável que de um lado (Prefeitura de Manaus e Câmara Municipal) haja uma omissão e de outro (Governo do Estado) uma conivência com um crime contra as pessoas”, afirmou.