
Trabalhadores e trabalhadoras das Artes e da Cultura do Amazonas se reúnem nesta quarta-feira, dia 04, para criar uma agenda coletiva contra “o desmonte da Secretaria de Cultura e unificação com outras secretarias”.
A reunião será de 17h às 20h, na Avenida Joaquim Nabuco, 2092 – Altos, na sede do Coletivo Difusão, que fica na esquina com a avenida Tarumã, no Centro de Manaus.
A mobilização foi motivada pela declaração do próprio governador Wilson Lima que declarou à mídia esta semana que pretende, na reforma administrativa, unir as secretarias de Cultura e Esporte à da Educação.
Artistas e pessoas ligadas a movimentos culturais, bem como políticos próximos a estes setores, temem que colocar a Secretaria de Cultura na pasta da Educação, possa engessa as programações e eventos apoiados pelo governo.
O temor de arrocho à cultura leva em consideração que haverá maior constrangimento em se usar recursos em eventos em detrimento de eventuais dados negativos da Educação. Outra possibilidade que este setor teme é que a Seduc pode sofrer com as investigações do Caso Dantas e engessar atividades e programações.
Nesta segunda-feira, dia 2, o escritor amazonense Márcio Souza, durante um evento de abertura da Semana da Pátria, pediu ao governador Wilson Lima que não promova a fusão das pastas.
De acordo com matéria do site Estado Político, Márcio Souza criticou gestão de investimento do dinheiro em artistas de fora e falta de valorização dos artistas locais. Leia a matéria neste link.
Veja mais detalhes sobre a reunião #mobilizacultura neste link.
Imagem: Divulgação