
Questionada sobre uma possível desfiliação do PP e filiação ao DEM ainda este ano, a ex-deputada federal Rebecca Garcia declarou ao blog que foi convidada e ainda avalia o assunto. Ela disse não ter pressa porque não “está pensando em candidatura”.
“Recebi o convite, mas como não estou pensando em candidatura ainda não avaliei”.
Rebecca está de férias com a família e há cerca de quinze dias está fora de Manaus.
Nas Eleições 2018, Rebecca foi vice na chapa do então governador Amazonino Mendes, depois de ter ficado em terceiro lugar na Eleição Suplementar de 2017, na disputa do governo tampão.
Prazos
O prazo para filiação a partido que represente pedido regular de candidatura nas Eleições 2020 é de seis meses antes do pleito. Portanto, só termina em abril do ano que vem.
As filiações antecipadas e lançamentos de pré-candidaturas são realizadas neste período como forma de testar nomes. O início do jogo de conversas entre partidos e caciques políticos pode fortalecer algumas candidaturas e tentar emperrar outras.
Muitas conversas… fiadas
Aliado de Rebecca e do pai dela, o empresário Francisco Garcia, avalia que uma possível filiação da ex-deputada ao DEM negociaria espaços nas Eleições 2022. Este mesmo aliado disse que este é o momento de conversas, a maioria fiada.
DEM lançou pré-candidato
Na semana passada, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, e o presidente estadual, Pauderney Avelino, fizeram ato de filiação do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, e lançamento da pré-candidatura dele à Prefeitura de Manaus.