
O senador Plínio Valério (PSDB) procurou o blog para informar que ele não está próximo nem do governador Wilson Lima (PSC) e nem do prefeito de Manaus e líder do partido dele no Amazonas, Arthur Neto (PSDB).
“Eu não estou próximo do governador Wilson Lima. Não estou próximo de ninguém, nem do governador e nem do prefeito (Artur Neto). Estou junto com o povo do Amazonas. Tudo o que eu faço é pela população. Não estou me juntando a ninguém e nem pretendo”, declarou.
Plínio ligou para falar sobre o conteúdo da coluna de política da Rádio BandNews Difusora, desta quinta-feira, dia 12, que foi ao ar às 8h20 e que relatou informações sobre a votação da Lei de Informática no Senado e garantiu as vantagens competitiva do polo de componentes da ZFM (Zona Franca de Manaus), nos últimos dias.
A sessão conjunta na CCT (Comissão Ciência e Tecnologia ) e na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e a do plenário tiveram um protagonismo político do coordenador da bancada, o senador Omar Aziz (PSD). Nos dois ambientes, Omar abriu espaço para a notória presença do vice-governador Carlos Almeida Filho.
A relação entre o governo e a bancada liderada pelo senador Omar é pública e se mostra com maior elo do que no início do ano quando Wilson Lima circulava em Brasília só ou na companhia do superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes.
Neste período, membros da bancada se queixavam de falta de articulação e de interlocutor político com o governo Wilson.
Antes da aprovação da Lei de Informática no Senado, porém, participações individuais de membros da bancada e a nomeação do ex-deputado federal Pauderney Avelino (DEM) como secretário da representação do Estado em São Paulo também sinalizaram que a relação era mais próxima. Paurderney é aliado, há anos, de Omar Aziz.
Material divulgado pela assessoria de comunicação do senador Plínio Valério, na terça-feira, dia 10, data em que a lei foi aprovada na CAE e CCT, destaca que o vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Almeida, “participou do fechamento do acordo e acompanhou a votação nas comissões”.
A única foto enviada pela assessoria de Plínio da sessão, em que ele atuou como relator do substitutivo à proposta anterior considerada com riscos à ZFM, aparece Carlos Almeida em primeiro plano e o senador tucano de costas.

A relatoria do projeto foi designada à Plínio Valério pelo senador Omar Aziz, presidente da CAE e coordenador da bancada no Congresso.
Arthur Neto
Plínio Valério afirmou ainda que é amigo e correligionário do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e, na sequência, disse que “não quer ter” participação na escolha do candidato de Arthur.
“Eu sou amigo do Arthur. Vou continuar sendo amigo do Arthur, correligionário do Arthur, do PSDB. Mas eu não estou tendo e não quero ter injunção política nenhuma na escolha a prefeito do candidato do Arthur. Nenhuma”, declarou.
Após Plínio tocar no tema Eleições 2020, a reportagem o questionou se ele não era opção para os tucanos na sucessão de Arthur Neto na prefeitura. O senador respondeu:
“Não sou candidato a prefeito de Manaus nem por decreto. Não passa pela minha cabeça. O povo do Amazona me elegeu para ser senador da República e agora, com essa Lei de Informática, está mais que nunca provado que sou muito mais útil lá que aqui. Não passa pela minha cabeça hipótese de ser candidato. Nenhuma. Nenhuma”, declarou.
Ouça a coluna de política da BandNews desta terça-feira, neste link.