“Não há alternativa que a gente possa construir em apenas dez anos”, diz Braga sobre ZFM

Foto: Senador Eduardo Braga - Divulgação

O senador Eduardo Braga (MDB) classificou como estranha e fora de contexto as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a ZFM (Zona Franca de Manaus), nesta terça, dia 20, e quarta-feira, dia 21, à mídia nacional e local.

Maia declarou em matéria publicada pelo jornal Valor Econômico que a ZFM é cara e uma distorção que deveria ser corrigida na reforma tributária.

Em entrevista à Radio Tiradentes, tentando amenizar o que havia falado ao Valor Econômico, reforçou que a ZFM deveria ser substituída em 20 anos e é um “projeto do passado”.

“Eu achei muito estranha a declaração do presidente da Câmara, ontem, Rodrigo Maia, no Valor Econômico, ontem, sobre a ZFM (Zona Franca de Manaus). Achei inclusive um tanto quanto fora do contexto. E hoje ouvi uma gravação de um áudio de uma entrevista que ele teria dado aí, em Manaus. E, a meu juízo, a emenda saiu pior que o soneto porque ele continua dizendo que daqui a dez anos a ZFM teria que ter uma outra política”, declarou.

O senador disse que o Amazonas precisa de mais políticas na área econômica, mas que não se pode acabar com a ZFM que é responsável por 80% do PIB do Amazonas e origem dos empregos gerados no Estado de forma direta ou indiretamente.

“Não há nenhum modelo alternativo que a gente possa construir em apenas dez anos e que possa gerar 500 mil empregos, entre os diretos e indiretos na cidade de Manaus. Portanto, acho que nós temos que construir alternativas olhando para médio e longo prazo, não podemos abdicar e nem destruir aquilo que nós já construímos ao longo dos últimos 50 anos”, declarou.

Braga disse que as modificações deveriam aprimorar e não acabar com o modelo ZFM.

“Precisamos avançar, acho que tem modificações que devem ser feitas para aprimorar o modelo e não para acabar o modelo. Agora, concordo que o Amazonas precisa de outras alternativas que sejam complementares e que tenham perspectiva de médio e longo prazo”, disse.

Foto: Senador Eduardo Braga – Divulgação