“Ninguém se calou mais que o deputado José Ricardo”, afirma Marcelo Ramos após críticas do petista

O deputado federal Marcelo Ramos (PR) declarou que o deputado federal e candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), foi um dos que menos falou contra o Governo Bolsonaro a respeito dos problemas criados pela equipe econômica para o modelo ZFM (Zona Franca de Manaus).

O modelo é a espinha dorsal da economia do estado e o maior gerador de emprego e renda em Manaus.

“Ninguém se calou mais que o deputado José Ricardo. Se você refletir, a voz que menos se ouve e que menos repercute da bancada é a dele”, declarou Marcelo Ramos.

A resposta de Ramos foi em reação a uma das declarações de José Ricardo ao programa EXCLUSIVA ESPECIAL ELEIÇÕES 2020 da rádio BandNews Difusora (93.7) ao se referir aos políticos do Amazonas que, alinhados ao governo e à base de Bolsonaro em Brasília, não reagem aos ataques que a equipe econômica tem feito ao Amazonas e a Manaus.

“O Governo Federal o tempo todo falando contra a política de incentivos aqui da nossa Zona Franca prejudicando Manaus e o Estado. Muitos políticos calados. A maioria dos políticos que nós temos no Amazonas estão do lado do presidente e ficam calados nessa hora. É hora de brigar pela cidade, brigar pelo povo de verdade”, disse José Ricardo durante a entrevista.

Marcelo Ramos tem se destacado na Câmara dos Deputados após se tornar um aliado do presidente da casa, Rodrigo Maia, e estar em importantes comissões de projetos de repercussão nacional, entre os quais a reforma da previdência e a PEC da segunda instância. A atuação dele fez com que Ramos passasse a ser uma das vozes do Congresso mais ouvidas na imprensa nacional.

Ramos, embora no primeiro mandato, ganhou espaço de liderança e é hoje um dos nomes cotados para a disputa na sucessão de Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados, com trânsito no Centro, em partidos de esquerda e também entre os aliados de Bolsonaro.

Fator Bolsonaro

Ao contrário dos demais membros da bancada, José Ricardo não se aproximou do Governo Bolsonaro, que conta com 44% de aprovação entre bom e ótimo em Manaus e nas Eleições 2018 teve mais de 65% dos votos. Bolsonaro é o cabo eleitoral mais cortejado entre os candidatos deste pleito.

Em 2018, em Manaus, Fernando Haddad (PT) teve 22,91% dos votos válidos, no primeiro turno (247.946 votos) e 34,28% (358.364 votos), no segundo turno.

Bolsonaro tem alta aprovação, mas também tem rejeição na capital do Amazonas. E é neste eleitorado que os apoiadores de José Ricardo e analistas veem a possibilidade dele ele crescer e chegar ao 2º turno, em função dos números das pesquisas que mostram Amazonino Mendes (Podemos) como nome certo na segunda fase da disputa.

O material de campanha de José Ricardo até agora evita alusão à sigla PT.