
No primeiro dia da operação de desocupação do Monte Horebe, comunidade que se instalou ao lado do residencial Viver Melhor, na Zona Centro-Oeste de Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), passou mais de 12 horas no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).
Concentrado
De acordo com funcionários do governo, Lima chegou no local que recebia informações em tempo real sobre a desocupação às 7h, saiu para participar da posse do defensor geral e retornou ao local, de onde só saiu por volta de 20h,
Relax
Já no segundo dia da operação, em que houve um maior avanço da desocupação, derrubada de moradias irregulares e queixa de moradores por meio de vídeos que circularam nas redes sociais, o governador Wilson Lima (PSC) cumpriu diferentes agendas na sede do governo.
Apareceu até em vídeos, nas redes sociais, cantando parabéns em festinha, numa das salas do Palácio da Compensa, de aniversário da secretária de Comunicação, Daniela Assayag.
A secretária mostrou também nas redes sociais as flores que recebeu de agências como a Mene Portella, Agência Views, da equipes de TV e de diferentes núcleos da comunicação social do governo.
Balanço da tarde
Depois de passar o dia avaliando como positiva, histórica e exemplo para o País a ação no Monte Horebe nos vários veículos de comunicação da cidade, o Governo do Amazonas divulgou que 487 famílias foram atendidas pela equipe social, no Colégio Militar da Polícia Militar VI, no Residencial Viver Melhor.
Segundo o governo, 260 famílias do total de atendidas receberão o pagamento do auxílio-aluguel de R$ 600.
Ainda segundo os dados divulgados pelo governo, 1.017 imóveis foram identificados com famílias e “mais de 700” imóveis foram demolidos porque, segundo o governo, não havia pessoas residindo.
“Cerca de 60% da área total já foi atendida pela selagem, que é a identificação da residência, para que a família receba o atendimento social”, informa o release do governo.
Tensão da noite
O cenário descrito pelo governo foi arranhado à noite com as cenas de protesto e ateamento de fogo na frente do Residencial Viver Melhor.
Moradores se queixaram de serem impedidos de entrar no conjunto. Imagens de vídeo enviadas pelo WhatsApp mostravam homens de bermuda usando a camisa no rosto e jogando objetos em direção a PM, gritando: “Quem manda aqui é nós”.