
O deputado federal e presidente estadual do PSL-AM, Delegado Pablo, declarou, neste sábado, dia 17, que o partido terá candidato à Prefeitura de Manaus e a intenção é priorizar nomes que tenham competitividade na disputa para garantir vitória nas urnas.
“A nossa intenção é lançar um candidato com competitividade e alguém que a população de Manaus espere ser o melhor representante para os próximos quatro anos”, declarou ao blog no evento em Manaus da Campanha Nacional de Filiação do PSL.
O parâmetro de que é preciso voto para ser candidato competitivo foi apontado no evento que o vice-presidente da RD Engenharia, o empresário Romero Reis, esteve presente, pediu para falar e deu tom de pré-candidato no breve discurso.
Com 151.649 votos, o deputado Delegado Pablo foi o segundo mais votado da bancada do Amazonas para a Câmara dos Deputados, em 2018.
Pablo ficou atrás apenas do nome que hoje aparece com líder da maioria das pesquisas pré-eleitorais para a Prefeitura de Manaus: o deputado federal José Ricardo (PT), que recebeu 197.270 votos.
O presidente municipal do PSL, Deputado Delegado Péricles, também figura como nome bom de votos. Na ALE-AM, foi o quarto mais votado em 2018 (30.573 votos).
Confira a entrevista com o deputado Delegado Pablo, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira, dia 19, na Coluna de Política da Rádio Band News Difusora (93.7).
Rosiene Carvalho: Qual sua avaliação sobre a reunião deste sábado? De que ponto o PSL está partindo e como ele quer chegar nas Eleições 2020?
Deputado Delegado Pablo: Esse é o primeiro movimento do PSL, no ano 2019, que é a campanha nacional de filiação. A intenção é aumentar a musculatura do partido para que ele venha forte nas próximas eleições: 2020 e 2022. Com isso, queremos ganhar novos talentos e representantes na Câmara de vereadores e prefeitos.
RC: Qual a meta de filiação? No seu discurso, o senhor disse que o PSL não poder ficar atrás do PCdoB, um partido de esquerda, que é hoje a sigla com maior número de filiados no estado.
Deputado Delegado Pablo: Quando recebi o partido, ele tinha 6.600 filiados e hoje passamos de 10 mil. Nossa intenção é passar a barreira de 25 mil filiados para ser a maior agremiação partidária do Amazonas. Não é fácil. A gente acredita que as pessoas que confiaram no presidente Bolsonaro, a principal estrela do partido, e nos outros eleitos vão vir para o nosso partido, porque sabem que essa é a revolução política que a gente merece.
RC: Nos discursos, vocês falaram em união. A roupa suja foi lavada?
Deputado Delegado Pablo: O partido evolui constantemente e esta evolução faz com que algumas pessoas fiquem para trás e estamos trazendo todas essas pessoas de volta. Além do ex-presidente Rosses (Nascimento), trouxe outros presidentes do passado e essa evolução política é sempre para frente. A nossa intenção é agregar pessoas. O partido é a soma de pessoas diferentes. E essas pessoas juntas é que vão fazer com que a gente cresça.
RC: O senhor falou em criar representações internas de segmentos. Após o PSL mulher, diz que virá o PSL Indígena e o PSL LGBT. O senhor acha que enfrentará resistências internas? O pensamento das pessoas que se associam ao PSL está aberto a esse tipo de diálogo?
Deputado Delegado Pablo: A intenção de fazer esse PSL de maneira segmentada é justamente garantir que esses segmentos tenham voz dentro do partido. Nós não temos a intenção de fechar as portas do partido para nenhum segmento. Somos um partido democrático que não tem preconceitos e que acredita que a soma de pessoas distintas é que faz uma agremiação partidária forte.
RC: Todos os partidos agora estão focados em 2020 e preparando candidatos e futuras alianças. O PSL vai ter candidato na disputa pela Prefeitura de Manaus?
Deputado Delegado Pablo: Falando primeiro do Estado do Amazonas, já temos 14 diretórios abertos e, até final do ano, vamos abrir 35. A intenção é participar de maneira ativa em todo o Estado, nas prefeituras do interior e também na nossa capital, Manaus. Com certeza vamos ter candidato próprio e quem vai definir os candidatos são as convenções partidárias. Em 2020, Manaus precisa de novos representantes.
RC: Percebi na sua fala e na do Delegado Péricles cuidado em relação a nomes. Mas há um grupos de empresários e pessoas ligadas ao PSL que tem lançado o vice-presidente da RD Engenharia, Romero Reis, como o candidato do partido na disputa pela Prefeitura de Manaus. Ele teve espaço nesta reunião e deu um tom de discurso de pré-candidato.
Deputado Delegado Pablo: Abrimos o microfone para todos falarem. Falou o ex-presidente Rosses, falou o Romero, um dos nossos filiados do partido e está conosco desde a eleição passada. Importante que a gente precisa ter em mente é que as candidaturas serão construídas com o tempo. Esse tempo que vai dizer aquilo que o povo de Manaus deseja. A nossa intenção é lançar um candidato com competitividade e alguém que a população de Manaus espere ser o melhor representante para os próximos quatro anos.
RC: Há outros quadros, além dele?
Deputado Delegado Pablo: Sempre tem. A gente está trazendo novos talentos.
RC: O senhor e o Delegado Péricles também são opções do PSL para a Prefeitura de Manaus?
Deputado Delegado Pablo: Todos somos quadros. Também outros políticos que já exerceram mandato ou já estiveram em outras eleições e querem seguir essa nova política do PSL. São todos bem-vindos.
Foto: Rosiene Carvalho.