✔ O aniversário do presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), nesta quarta-feira, dia 1º de maio, vira um evento político com representantes de várias vertentes e espaços de poder do Amazonas.
✔ Estavam presentes deputados estaduais que estão mais alinhados à base do governo e os de oposição, como Dermilson Chagas (PP) e Wilker Barreto (PHS). Dermilson é um nome cuja presença no evento surpreendeu algumas pessoas.
✔ A relação de Dermilson com o aniversariante já havia amenizado desde que Josué tirou o deputado do PP do sufoco durante uma briga em que as deputadas Joana Darc (PR) e Alessandra Campelo (MDB) discutiam com ele no plenário da ALE-AM. Na ocasião, há cerca de um mês, Josué saiu da mesa diretora e retirou o parlamentar do plenário para acalmar os ânimos.
✔ A presença de Álvaro Campelo (PP) na festa de aniversário de Josué Neto também surpreendeu. De todos os deputados da atual legislatura, segundo informações de parlamentares e funcionários da ALE-AM, Álvaro foi o que entrou em rota de colisão com a mesa diretora da Casa. A presença na festa de aniversário do chefe do legislativo não deixa de ser um gesto de política de boa vizinhança.
✔ Também compareceram ao evento secretários do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do interior do Estado, o desembargador Elci Simões, o procurador de contas João Barroso, os deputados federais Marcelo Ramos (PR) e Sidney Leite (PSD), pessoas ligadas ao senador Eduardo Braga (MDB) e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB).
✔ O governador Wilson Lima (PSC) foi convidado, chegou a confirmar presença, mas justificou que não irira em função de atrasos nas agendas da manhã e da viagem às 13h para Bogotá, a primeira internacional na função de chefe do Executivo.
✔ Com tantos políticos presentes, o assunto Eleições 2020 pautou várias rodadas de conversas.
✔ Duas presenças na festa de Josué Neto tiveram maior relevo político: a do senador e presidente estadual do PSD, Omar Aziz, e de Ricardo Francisco, o número 2 do PTB na esfera nacional e irmão do ex-deputado federal e presidente nacional do PT, Roberto Jefferson. Isso porque, nos bastidores da política, a informação é que Josué está com um pé fora do PSD e o desembarque deve ser no PTB.
✔ A direção regional do PTB saiu das mãos da família Castelo Branco e é formada hoje toda por pessoas ligadas ao presidente da ALE-AM. No entanto, a desfiliação do PSD, neste momento, poderia trazer a Josué complicações com as regras da fidelidade partidária. O judiciário entende que, fora das janelas da infidelidade e sem justa causa, no caso de parlamentares, o mandato é do partido na troca de siglas.
✔ A presença do senador Omar na festa do presidente da ALE-AM pode significar que os lados estejam interessados em não romper com a aliança de longa data que os mantêm no mesmo grupo político há anos. Josué foi presidente da ALE-AM no Governo Omar Aziz e a indicação do PSD para vice de Marcelo Ramos (PR), quando o mesmo foi apoiado pelo senador na disputa pela Prefeitura de Manaus em 2016.
✔ Na rede social, Suframa comemora Dia do Trabalhador lembrando que a ZFM (Zona Franca de Manaus) gera 80 mil empregos diretos em Manaus e 500 mil em todo País “com o bônus de aliviar a pressão sobre a floresta”. A autarquia aproveitou a postagem para dizer que a ZFM é o maior modelo de desenvolvimento do País e que está há 52 anos gerando emprego.
✔ A publicação, de certa forma, quebra um silêncio da autarquia diante dos graves e fortes ataques que o modelo ZFM sofreu nos últimos dias da mídia nacional e da Procuradoria Geral da Receita Federal, reforçados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe.
✔ A tímida resposta tem justificativa. A atual direção da Suframa é indicação política do Governo Federal. Alinhada à atual equipe econômica do País, a nova direção assumiu com a missão de “reconstruir” a autarquia. Se partisse para o confronto, poderia ser sumariamente degolada por não ter força política para criticar ou exigir postura diferente do ministro da Economia.
✔ A Folha de São Paulo abriu espaço nesta quinta-feira, dia 2, para o outro lado na questão do resultado da decisão do STF sobre a Zona Franca. O presidente da Cieam, Wilson Périco, voz eloquente na defesa do modelo e da crítica aos políticos antes do Governo Bolsonaro e que estava meio rouco nos primeiros meses do ano, foi o protagonista da resposta. Périco esclareceu que o STF não criou novo subsídio e fez pontuações importantes sobre o modelo.
✔ Professores permanecem em greve e vão à porta do MPE-AM pedir apoio à causa daj categoria.
📌 De segunda à sexta-feira às 8h20 ao vivo na 93.7