
José Alcimar*
- Que o cultivo da sabedoria não dê abrigo ao ódio à ciência e a Terra volte a ser redonda e habitável para o Brasil em 2022.
2. Que a realidade se encontre com a verdade, a vida com a alegria e o poder com o bom senso.
3. Que a luminosidade dos raios do sol da justiça possa romper as couraças da ignorância.
4. Que o povo e a política façam do tempo o espaço fecundo da formação humana.
5. Que a classe que vive do trabalho encontre na razão filosófica sua força teórica.
6. Que a razão filosófica encontre na classe que vive do trabalho sua força material.
7. Que o critério da verdade volte a encontrar na prática seu incontornável fundamento epistêmico.
8. Que o povo brasileiro ao ocupar becos, ruas e praças chame para si o poder de destruir as trapaças dos que usurparam o poder.
9. Que a precedência ontológica do real sobre o legal seja o princípio orientador do pensar e agir do ser social.
10, Que os caminhos de organização social da esperança sejam coletivamente trilhados pelo vermelho da luta.
11, Que a certeza de que somente a luta muda vida e somente a grande luta muda a história seja nossa arma para, desde o presente, tomarmos em nossas mãos o futuro que o inimigo nos quer roubar.
*José Alcimar de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, teólogo sem cátedra, segundo vice-presidente da ADUA – Seção Sindical e filho do cruzamento dos rios Solimões e Jaguaribe. Em Manaus, AM, 31 de dezembro de 2021 do ano do morticínio de 2021.
Filosofia, arte, tempo e artesanato da vida
Sobre a filosofia do jardim, o adoecimento e o ódio à vida