
Dois dias após a ex-secretária executiva de Atenção Especializada da Capital da Susam (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas), Daiana Mejia, prestar depoimento e entregar documentos com denúncias contra o governo à CPI da Saúde na ALE-AM, o MP-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) deflagra a operação Apneia que cumpre mandados de busca e apreensão contra ex-secretários e funcionários da secretaria, além de empresários.
Respiradores
O conteúdo do que está sendo apurado, neste momento, na CPI da Saúde e pela operação do MP-AM é a compra sem licitação de respiradores suspeita de sobrepreço.
MPC e PGR saíram na frente
A mesma compra é investigada há mais de dois meses no MPC (Ministério Público de Contas), que levou o caso ao MPF e fez com que a Procuradoria Geral da República solicitasse ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) investigação sobre o caso.
No âmbito federal, o alvo da investigação é o governador Wilson Lima (PSC).
Apneia
Um comentário feito por jurista da área criminal ao blog é que, numa eventual operação deflagrada pela Polícia Federal para cumprir mandados de busca e apreensão sobre o mesmo caso, o órgão federal terá que solicitar compartilhamento de documentos apreendidos pelo MP-AM e pela Polícia Civil do Amazonas na Apneia.
Novidade
A notícia de operação do MP-AM, nos bastidores da política e do judiciário, na manhã desta quarta-feira, dia 10, num primeiro momento, repercutiu mais que o próprio conteúdo investigado. Isso porque o MP-AM tem a imagem de atuação rigorosa contra gestores de menor expressão política e ação branda contra gestores do Governo do Estado.
Maus Caminhos
Exemplo é o maior escândalo de corrupção do Amazonas, a operação Maus Caminhos, que desarticulou um esquema de desvio de dinheiro público da saúde envolvendo empresários e políticos. As últimas fases da operação investiga dois ex-governadores do Estado, José Melo e Omar Aziz, além de ex-secretários de estado. Todos negam participação nos atos de corrupção.
O protagonismo da operação é de órgãos de controle federal.
Cefaleia
Na reunião secreta que colheu o depoimento da ex-secretária Daiana Mejia, governistas e oposição se impressionaram com o conteúdo apresentado pela técnica da Susam. Segundo o blog apurou, Daiana demonstrou serenidade e segurança em suas informações.
Quando as questões foram mais contundentes, ela entregou documentos. As revelações da ex-secretária da capital do Amazonas, na avaliação de fonte do blog, podem dar forte dor de cabeça ao governo e também ser encaminhado ao MP-AM e ao MPF.
Pegou covid …
Um detalhe do depoimento secreto de quase quatro horas de Daiana Mejia à CPÌ da Saúde foi a forma como ela foi dispensada no cargo. A ex-secretária da Capital pegou covid-19 durante o pico da pandemia e em função dos efeitos da doença precisou ficar uns dias em casa para se recuperar. Neste período que Daiana foi chamada para voltar ao trabalho.
… pegou o beco
Ao justificar que precisava de uns dias para se recuperar, recebeu como resposta que o governo queria pessoas na linha de frente e que ela seria exonerada do cargo. Daiana foi substituída pelo médico Ítalo Cortez, que não esquentou a cadeira. Saiu, alegando motivos pessoas e foi substituído por Thales Schincariol, ex-coordenador do Hospital de Campanha da Nilton Lins – outro foco de questionamentos contra o governo na justiça.
Essas informações foram destaque na coluna de política da jornalista Rosiene Carvalho na rádio BandNews Difusora (93.7) às 8h20 desta quarta-feira, dia 10. Ouça neste link.