Parintins monitora 63 casos suspeitos do novo coronavírus, diz prefeito

Prefeito de Parintins, Bi Garcia. (Foto: Divulgação Facebook)
Prefeito de Parintins, Bi Garcia. (Foto: Divulgação Facebook)

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), declarou que a Vigilância de Saúde do município monitora 40 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), mas até a noite desta terça-feira, dia 24, dois casos foram confirmados.

Um deles a primeira morte em decorrência das complicações da doença no Amazonas: o empresário Geraldo Sávio, que tinha 49 anos e era hipertenso. O ouro caso confirmado, segundo o prefeito, é o da mulher dele que está em isolamento social numa casa, em Manaus, mas não apresentou sintomas da doença.

“Ela é assintomática, mas quis fazer o exame e deu positivo”, afirmou o prefeito.

Bi Garcia disse que foi ele quem deu a mulher de Geraldo Sávio a informação de que ele havia morrido, no início da noite da terça-feira.

“Ele tinha muitos problemas respiratórios”

Segundo o prefeito, Geraldo Sávio era de Oriximiná, no Pará, mas vivia há anos no município amazonense onde era empresário. Bi Garcia afirmou que Geraldo disse ter contraído a doença durante um evento de pescadores, na semana passada em Manaus, que reuniu pessoas de vários locais do País.

Depois do evento, o comerciante fez uma programação de pesca em Nhamundá, município próximo de Parintins, e no dia seguinte passou a se sentir mal com sintomas da doença.

Ao ser atendido na sexta-feira, dia 20, no hospital municipal, os médicos da cidade o internaram e orientaram a transferência imediata para Manaus, mesmo sem o resultado do teste para covid-19, informou o prefeito.

“Assim que recebemos, já isolamos e solicitamos a remoção para Manaus porque ele realmente caminhava para um quadro ruim, segundo os médicos. Ele tinha muitos problemas respiratórios”, disse.

Geraldo usou o serviço de UTI aérea do Estado. “Ele foi normal, embarcou andando”, contou Bi Garcia.

“Ele foi numa UTI aérea. Estão com três UTIS aéreas para atender os municípios”, disse o prefeito.

Parintins tem população estimada, segundo o IBGE, de 114.273 pessoas. O prefeito informou que a cidade conta com quatro UTIS com respiradores e 57 médicos. O município é considerado uma cidade polo do interior, ou seja, a população de cidades próximas sem estrutura de saúde procuram atendimento em Parintins.  

Informação enviada pelo prefeito de Parintins, entre os casos confirmados não conta o da mulher de Geraldo Sávio que, segundo Bi Garcia, testou positivo, mas é assintomática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *