PL conta com apoio de Arthur para turbinar Alfredo Nascimento

Foto: BNC

O PL anunciou a realização da convenção do partido para esta quarta-feira, dia 16, último dia do prazo para o evento. Nos bastidores, a informação é que mesmo com pontuação baixa nas pesquisas eleitorais e com um dos maiores índices de rejeição, Alfredo Nascimento será lançado como candidato na expectativa que o possível apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), turbine o nome do ex-ministro dos Transportes. O senão é que um dia antes do convenção o PL conta com a aliança, mas não confirma o sim do casamento.

Nada a perder

Em conversas há meses com Alfredo, o PSDB andou namorando outras candidaturas, entre as quais a do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos). A composição esperada é Alfredo na cabeça e a ex-deputada federal Conceição Sampaio como vice. Aliados de Alfredo Nascimento avaliam para o blog que ele não tem nada a perder entrando na disputa. Isso porque o apoio de Arthur, acreditam, pode ajudá-lo a se aproximar de outros nomes que aparecem melhor colocados nas pesquisas. No pior dos mundos, o nome ganharia visibilidade para as Eleições 2022.

Amigo do meu amigo

O anúncio do nome do empresário Orsine Júnior (PMN) como vice do pré-candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (Republicanos) instigou comentários no meio político. O vice do deputado federal era considerado, até recentemente, um dos mais leais escudeiros do pré-candidato Amazonino Mendes.

“Não vou pegar isso”

Seis dias após declarar que “não pegou e não ia pegar isso” se referindo ao coronavírus durante a coletiva que anunciou Marcos Rotta (Democratas) como vice na sua chapa, David Almeida informou que testou positivo para covid-19. No mesmo dia que desdenhou do poder de contágio da covid, David também ensaiou o estilo Bolsonaro numa coletiva em que perguntas de jornalistas viravam motivo de brincadeira para ele e o vice.

Distanciamento

Nesta segunda-feira, dia 14, antes do resultado do teste e após a filha ser diagnosticada com a doença, David procurava meios de organizar a campanha de rua sem que a mesma leve risco aos eleitores. O pré-candidato, que deve se afastar por alguns dias, disse que quer alugar carros abertos e alto-falantes para circular no maior número de ruas dos bairros possíveis e manter o distanciamento e o cuidado com as pessoas.

Positivos

O deputado federal Marcelo Ramos (PL) e o presidente da ALE-AM e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Josué Neto (PRTB), também confirmaram que foram infectados pela covid-19. Marcelos Ramos disse sentir tosse e muita dor no corpo. Josué Neto, que se recupera de um grave acidente no rio Negro, disse estar no 9º dia da doença, se tratando em casa e respondendo bem ao tratamento. Ambos devem participar das convenções de seus partidos de forma virtual.

Investigação

Após 116 dias de duração, chega ao plenário da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), um pedido de prorrogação por mais 60 dias da CPI da Saúde. O presidente da CPI, deputado Delegado Péricles (PSL), considera que ainda há muito a avançar, especialmente em contratos que envolvem o hospital Delphina Aziz. No plenário, o governo, que teve muita dor de cabeça com os resultados da comissão, tem maioria para não acatar o pedido.