
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) declarou que o novo plano do Governo Federal para acabar com o modelo ZFM (Zona Franca de Manaus) – o chamado “Plano Dubai” – é bom, não é novo e pode não passar de conversa fiada.
Nesta segunda-feira, dia 10, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria informando que o secretário da Sepec (Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade) do Governo Bolsonaro, Carlos Costa, apresentou o “Plano Dubai” como alternativa para a região “visando”, “no futuro” , que “a união possa pôr fim aos incentivos fiscais da ZFM”.
De acordo com o jornal, o programa quer desenvolver cinco novos polos econômicos alternativos ao setor de duas rodas e eletrônicos: biofármaco, turismo, defesa, mineração e piscicultura.
A ideia é que até 2073, ano que está previsto o fim dos incentivos fiscais da ZFM prorrogados no Governo Dilma Rousseff (PT), empresas atuando nesses ramos gerem o equivalente a “R$ 25 bilhões” , “subsídios concedidos por ano pela União ao modelo.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, o plano para o Amazonas é inspirado no emirado que criou alternativas no turismo à produção de petróleo e gás.
“A proposta é boa e não é nova. Mas se não conseguiu superar os entraves burocráticos como licenciamento ambiental. Nada avança porque o licenciamento ambiental trava. Se eles têm objetivo de superar os entraves ambientais e têm recursos para fazer investimentos, aplauso. Mas tem que ter cuidado porque pode não passar de conversa fiada”, afirmou Serafim Corrêa.
Serafim destacou a não finalização da obra da BR-319 que já dura quase 40 anos.
“Não será possível explorar a silvinita em Autazes sem uma estação do Linhão de Tucuruí em Itacoatiara e um canal subaquático até Autazes. Quanto custa isso? Tem dinheiro para isso?”, questionou o deputado.
O minério é rico em potássio, principal matéria prima para a produção de fertilizantes e adubos e no início da exploração da reserva em Autazes, o MPF apontou irregularidades por falta de consultas prévias às comunidades tradicionais e indígenas da região.
Foto: Divulgação/Serafim Corrêa
Ouça o podcast da Coluna de Política da Rádio Band News Difusora. De segunda à sexta às 8h20 ao vivo.