
A ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) arquivou o pedido de impeachment contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB).
Por maioria de votos de deputados da ALE-AM, o entendimento que prevaleceu nesta quinta-feira seguiu o relatório do deputado estadual governista Dr Gomes (PSC). Foram 12 votos pelo arquivamento, seis contrários, cinco abstenções e uma ausência.
O relatório considerou que não havia na denúncias argumentos e provas que comprovassem por parte do governador e do vice atos de improbidade administrativa.
O relator ao defender seu voto em plenário nesta quinta-feira destacou que não fazem parte da denúncia o caso dos respiradores, que é investigado no âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pela CPI da Saúde.
A investigação do STJ resultou na Operação Sangria que cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete e na casa do governador Wilson Lima.
Segundo o pedido de mandados de busca e apreensão apresentado pela PGR, uma organização criminosa comandada pelo governador Wilson Lima aproveitou o momento de calamidade que o Amazonas passou na pandemia para desviar recursos.
O governador nega a acusação e num cenário de fragilidades políticas conseguiu recompor a base para a votação do processo que é arquivado no momento em que encerra o recesso judiciário.
O argumento de vários deputados da base é que as denúncias da Sangria e as levantadas no âmbito da CPI não constavam nesta denúncia arquivada nesta quinta-feira.
Veja como cada deputado votou sobre o pedido de impeachment
Votos pelo arquivamento:
Alessandra Campelo
Augusto Ferraz
Dr Gomes
Carlos Bessa
Joana Darck
Roberto Cidade
Saullo Vianna
Cabo Maciel
Abdala Fraxe
Therezinha Ruiz
Adjuto Afonso
Belarmino Lins
Abstenção
Felipe Souza
João Luiz
Ricardo Nicolau
Sinésio Campos
Fausto Júnior
Votos contrários ao arquivamento
Josué Neto
Álvaro Campelo
Serafim Corrêa
Delegado Péricles
Dermilson Chagas
Ausente
Mayara Pinheiro